Sobre este notícia da Odivelas TV escrevi um comentário que, primeiramente, enviei para os responsáveis do canal... e que aqui deixo agora:
"Caro António Tavares,
Acabei de ler a notícia que escreveu sobre o blog Um Rumo. Penso ser uma notícia, pois não me apercebo que de alguma forma seja um artigo de opinião e estava destacada como Notícia. No entanto, e apesar da notícia ser um género jornalístico factual, o António não se inibiu de escrever as seguintes palavras: “é, na minha opinião”. Vai-me desculpar, mas da escola de jornalismo a que pertenço as opiniões têm espaços próprios…e as notícias não são definitivamente espaços de opinião. É que, enquanto opinião o António Tavares tem o direito de escrever o que pensa. Mas numa notícia temos a obrigação de escrever factos, comprovados. E isso sim, é jornalismo. Já agora, se quiser saber quais são as minhas tendências políticas não se iniba de mo perguntar directamente. Terei o maior prazer em lhe responder. Tem a certeza de que eu me encontro “frontalmente na opisição, à direita, ao actual Executivo Municipal”? Lá está, como opinião está correcto, é a sua. Como notícia, além de estar num português muito pouco correcto, falta-lhe ter ouvido as partes envolvidas (uma regra básica do jornalismo), falta-lhe a apresentação de factos comprovados. Espero com este meu apontamento contribuir para que o projecto Odivelas TV continue na senda de um trabalho jornalístico sério, como tenho ouvido os seus responsáveis apregoar. Cumprimentos “camarada” António Tavares, Teresa Salvado"
1 comentário:
Sobre este notícia da Odivelas TV escrevi um comentário que, primeiramente, enviei para os responsáveis do canal... e que aqui deixo agora:
"Caro António Tavares,
Acabei de ler a notícia que escreveu sobre o blog Um Rumo. Penso ser uma notícia, pois não me apercebo que de alguma forma seja um artigo de opinião e estava destacada como Notícia. No entanto, e apesar da notícia ser um género jornalístico factual, o António não se inibiu de escrever as seguintes palavras: “é, na minha opinião”.
Vai-me desculpar, mas da escola de jornalismo a que pertenço as opiniões têm espaços próprios…e as notícias não são definitivamente espaços de opinião.
É que, enquanto opinião o António Tavares tem o direito de escrever o que pensa. Mas numa notícia temos a obrigação de escrever factos, comprovados. E isso sim, é jornalismo.
Já agora, se quiser saber quais são as minhas tendências políticas não se iniba de mo perguntar directamente. Terei o maior prazer em lhe responder. Tem a certeza de que eu me encontro “frontalmente na opisição, à direita, ao actual Executivo Municipal”?
Lá está, como opinião está correcto, é a sua.
Como notícia, além de estar num português muito pouco correcto, falta-lhe ter ouvido as partes envolvidas (uma regra básica do jornalismo), falta-lhe a apresentação de factos comprovados.
Espero com este meu apontamento contribuir para que o projecto Odivelas TV continue na senda de um trabalho jornalístico sério, como tenho ouvido os seus responsáveis apregoar.
Cumprimentos “camarada” António Tavares,
Teresa Salvado"
Enviar um comentário