27.12.10

RETROSPECTIVA

RETROSPECTIVA
O ano de 2010, encontra-se no fim e gostaria de fazer uma pequena análise do que tem sido este ano, agora que se encontra no seu términus.
Económica e financeiramente, infelizmente, verifica-se tudo aquilo que tenho vindo ao longo do ano a dizer, em vários artigos que escrevi. Faltará, neste momento, a entrada do FMI, em Portugal... se já não está!
Socialmente, continuamos a ver os responsáveis políticos, a assobiar para o ar e a fingir não ver, o que toda a gente vê! Uma crise enorme a nível social, com o aumento da fome e do desemprego e uma grande falta de «savoir faire», por parte dos políticos para tentar dar a volta ao que se verifica.
Tenho vindo a ler os post que os meus colegas de blogue têm colocado e não consigo entender, como a nível do Concelho de Odivelas, as autoridades não procuram «servir-se» de algumas ideias que são apresentadas.
Não se vê projectos, no sentido de revitalizar e procurar melhorar o comércio local.
Não se vê projectos alternativos, que possam fixar de forma mais permanente os odivelenses, ao seu Concelho.
Não se vê projectos económico-financeiros, que permitam realizar receita, sem ser o aumento dos impostos, ou o dinheiro resultante das licenças de construção, para habitação.
Enfim, o que vemos é uma completa estagnação e o Concelho a afundar-se, num mar de dívidas. Numa tesouraria, conforme já havia referido no Verão, em total ruptura financeira e, logo em falência técnica.
Neste momento, não sei se não seria melhor, se fosse uma empresa, pedir a insolvência!
Mas, os problemas neste concelho continuam a resolver-se, assobiando-se para o ar e procurando criar culpados em fantasmas e... na crise mundial.
Pois é, meus senhores, mas os países que se encontravam em crise já estão a sair dela. E aqueles que ainda não saíram apresentam reformas, propostas, projectos, ideias de forma a saírem dela.
No nosso país e concelho, o que verificamos? O marasmo! A falsidade! A mentira!
A culpa nunca é nossa, mas sim dos outros, já os romanos referiam-se a este País à beira-mar plantado: «não se governam nem se deixam governar!», e é uma grande verdade!
Mas o Povo, sim o Povo, aquele que vota, aquele que também de certa forma, é responsável por toda esta crise... continua a achar que a culpa é só dos políticos! Uns malandros!!! Ou seremos todos, uns malandros!?
Pois, mas somos nós que os colocamos lá! Votamos, de forma democrática! Às vezes, se calhar não tão democrática... mas, enfim!
Mas, somos responsáveis, se não está bem... não tenham receio! MUDEM quem se procura eternizar no poder...
O PSD, através dos seus militantes procurou fazer isso, através da ruptura e total alteração de rumo no seu líder. E, para isso, elegeu Pedro Passos Coelho.
No País e no Concelho, também estará na altura de haver MUDANÇAS. De se passar, a avaliar e a ter em conta, projectos que irão no sentido de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos... e muito sinceramente, sou contra aqueles que defendem políticos, como o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, pois apresenta trabalho, apesar de indiciado, acusado e condenado, por crimes contra o interesse público, vulgo corrupção.
Está nesta altura, em que nos encontramos, no fim de mais um ano civil, de avaliar, de fazer uma instrospecção e avaliar aquilo que queremos para o futuro, para nós e os nossos filhos... a continuidade ou a MUDANÇA!
Eu sou a favor da MUDANÇA, pois se não estou bem, devo procurar dentro das minhas possibilidades mudar.
MUDAR significa RESPONSABILIZAR, significa procurar PROJECTOS ALTERNATIVOS, políticos ou não políticos, que defendam de forma clara e não demagógica, os interesses comuns... e não só o de alguns, para não dizer sempre dos mesmos!
Eu acredito nos odivelenses e por isso procuro, de alguma forma, MUDAR aquilo que não concordo no Concelho de Odivelas!
Procuro pessoas, que se apresentem com ideias e projectos, no sentido de procurar melhorar a qualidade de vida dos odivelenses. E tenho encontrado!
Se calhar essas pessoas estão ao seu lado! Se calhar basta estar mais atento!
Somos muito fraaaquiiinhooosss...
Um Bom Ano de 2011!!!
José Carlos Correia

2 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

A caridade é uma nobre virtude, mas não resolve, só remedeia. Se a caridade resolvesse, MADRE TERESA de CÁLCUTA teria acabado com a pobreza.
Isto vem a propósito do que se passa em Odivelas, onde se exclui a JUSTIÇA e a COMPETÊNCIA, condições indispensáveis ao progresso, para nos limitarmos à caridade É bonito, fica bem, mas é enganador. Ajudemos sim, mas não fiquemos por aí, e muito menos façamos da caridade a arma principal, porque é apenas um lenitivo. JUSTIÇA e COMPETÊNCIA precisam-se. glyro

Xico da Memória disse...

Ainda há defeitos piores que ser incompetente e até, atrevo-me a dizer, pior que ser corrupto:é ser velhaco. O velhaco faz vítimas e não se contenta com isso:persegue-as.