12.5.11

Andamos a discutir "pentelhos"

Eduardo Catroga interrogado sobre a questão de os economistas ligados aos principais partidos políticos não mostrarem capacidade para se sentarem à mesma mesa para discutir formas de resolução dos grandes problemas nacionais respondeu categoricamente: "Em vez de andarem a discutir as grandes questões que podem mudar Portugal andam a discutir, passo a expressão, pentelhos".


Eduardo Catroga proferiu esta afirmação na SIC Notícias. O ex-ministro das Finanças e representante do Partido Social Democrata junto do Triunvirato que construiu o plano de obrigações do Estado português como contrapartida da ajuda financeira externa, referiu ainda que políticos e jornalistas encontram-se desviados da discussão das questões fundamentais do país como, por exemplo, as estruturais de que o desenvolvimento económico depende fortemente e que se andam a discutir "pentelhos".


O social-democrata à semelhança do centrista Nuno Melo perdem a paciência, certamente por uma questão de lucidez – o País encontra-se efectivamente debilitado no ponto de vista estrutural, sobretudo pela ausência de políticas agrícolas e industriais. Impõe-se urgentemente revitalizar o sector primário e secundário e não é admissível que se percam mais de 700 milhões de euros comunitários por ausência de programas para o sector da agricultura. Por outro lado, é preciso criar empregos e sustentados.


Também recordar o que disse Paulo Portas relativamente aos reposicionamento dos escalões da taxa de IVA: "Esta é uma questão que merece o maior cuidado porque incide directamente sobre o bolsa do consumidor final, é um assunto técnico e é aos técnicos que compete avaliar em primeira instância".
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1850334

Sem comentários: