11.11.11

11/11/11 - Dia de S. Martinho.

3 comentários:

Anónimo disse...

BONITO
R

Anónimo disse...

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água-pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre. Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é o água-pé.

São Martinho, também conhecido por S. Martinho de Tours, cidade onde foi bispo, nasceu em Panónia, na Hungria, em 316 ou 317. Filho de um oficial romano, que lhe deu uma educação Cristã, fez estudos humanísticos em Pavia. Aos 15 anos, Martinho foi para Itália e alistou-se no exército Romano tornando-se num corajoso general, rico e poderoso. O nome de Martinho foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e o protector dos soldados. Um dia, de regresso a casa, São Martinho cavalgava debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caíam furiosamente, o vento uivava e o frio parecia esmagar os ossos. Quando atravessava as montanhas dos Alpes, Martinho encontrou um mendigo esfomeado, mal agasalhado e gelado que lhe pedia esmola. O general ao ver o mendigo comoveu-se e como não tinha esmola para lhe dar, retirou o seu manto vermelho, espesso e quente que o protegia do frio e da chuva dando-lhe um golpe de espada e dividiu em duas estendendo uma das partes ao mendigo e agasalhou-se o melhor que pôde para continuar o seu caminho. Apesar de mal agasalhado e a chover torrencialmente, Martinho continuou o seu caminho de regresso a casa, cheio de felicidade. Devido ao gesto de solidariedade, Deus presenteou este gesto fazendo desaparecer a tempestade. Imediatamente o céu ficou azul e surgiu um sol de verão, cheio de luz e calor. O bom tempo continuou durante os três dias, tempo que levou o general a chegar à sua terra Natal, França. E assim todos os anos em Novembro somos presenteados com três magníficos dias de sol para que a memória dos homens não se esqueça do gesto que salvou a vida ao mendigo.

São Martinho abandonou o serviço militar aos 40 anos e ingressou na vida religiosa, tendo ido ao encontro de Santo Hilário, bispo de Poitiers que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu a oportunidade de entrar na vida religiosa. A sua intensa actividade pastoral valeu-lhe a alcunha de Apóstolo das Gálias e quando se tornou bispo de Tours, vivia como um monge, fora da cidade, num local modesto que mais tarde foi transformado num mosteiro.

Foi então no dia 11 de Novembro, dia que todos nós festejamos como o dia de S. Martinho, comendo castanhas assadas quentinhas ou cozidas e bebendo um copo de água-pé ou jeropiga, do ano 297 que São Martinho morreu em Candes, França

Rita

Anónimo disse...

SAO MARTINHO ,

COMO DESEJO SER MILITAR !

COMO DAMOS POUQUISSIMA IMPORTANCIA A SAO MATEUS 25 ! QUE JESUS , A QUEM DEU PARTE DE SEU MANTO , NOS DE UM NOVO PENTECOSTES EM 2012 E EM RELAÇÃO A SAO MATEUS 6 , 8 !