26.12.12

'Público Privadas' com contratos secretos


Afinal, sempre existem documentos que foram escondidos do Tribunal de Contas, relativamente às Parcerias Público-Privadas.
O caso, agora denunciado pela TVI, remete para obras que arrancaram sem visto do Tribunal de Contas sob a desculpa principal da crise mundial.
Mais complexo é o facto daquele Tribunal denunciar que foi enganado e deu o visto a 6 contratos de construção de estradas que prejudicam o Estado, em 705 milhões de euros.
Mais uma vez, perante as notícias, fica-se com a impressão que se perdeu o controlo no panorama das adjudicações e pagamentos das grandes obras públicas.
O futuro indica-nos maior rigor e seriedade, sobretudo quando ao cidadão comum, se apresentam outras razões para a crise, como a de manter o "Estado Social"...
Ao verificar o que se refere nesta peça da TVI, percebemos que, de uma assentada, os contribuintes portugueses vão ter de suportar mais 855 milhões de euros, precisamente o prejuízo que vão dar a construção de 7 estradas, por contratos com PPP's, as já famosas Parcerias Público-Privadas.
Resta-nos saber o que mais vão pensar os nossos parceiros europeus ao serem confrontados com estas notícias, onde as próprias instituições soberanas são ignoradas.
E agora basta um clique sobre o 'link' em baixo para ver a reportagem da TVI por inteiro.

Sem comentários: