6.12.10

Sobressaltos na Auto Europa

A Polícia Judiciária terá feito mais de uma detenção entre técnicos da Auto Europa suspeitos de receber comissões sobre a aquisição de equipamentos que autorizavam. Esta é a segunda intervenção daquela Policia naquela linha de montagem da Volkswagen em Palmela depois de alguns casos relacionados com pedofilia.
Como se isto não bastasse a marca terá mais de 1200 carros em parque para reparar pequenas imperfeições.

Calculamos que todos os carros produzidos com um único pequeno defeito, que mal se veja voltam para trás para ser reparados.
Tradicionalmente uma fábrica ou linha de montagem de automóveis só deixa sair para os mercados exemplares impecáveis.
Daí as marcas que menos produzem os componentes que montam nas suas unidades, cuidarem em avaliar quase sistematicamente as peças fabricadas nos seus fornecedores, mesmo que eles sejam os que trabalham por menor preço.
A Auto Europa que monta modelos da Volkswagen tem alguns dos seus fornecedores como vizinhos e nem mesmo assim parece controlar sempre o que se fabrica. Imperfeições (algumas quase invisíveis) em pára-choques e bancos deixam actualmente mais de 1200 veículos no parque da empresa em Palmela para serem reparados, nomeadamente dos modelos EOS e Sirocco.
Obviamente que quando se tratam de pára-choques frontais as reparações podem estender-se à colocação de sensores de parqueamento, de faróis novos e lava faróis consoante o nível de acabamento das unidades a corrigir. É claro que estas viaturas regressam a uma zona especializada em reparações ou reacondicionamentos deste género quando acontecem estas anomalias algumas mais aceitáveis que outras.
A Faurecia é aparentemente o fornecedor mais sacrificado... Mas há quem defenda que se chegou a um grau de exigência extrema que serve para tapar alguns problemas da própria marca, sobretudo ao nível financeiro porque aqui estamos claramente a falar de processos que concretizam garantia de fabrico.
Também valerá referir as intervenções da Policia Judiciária que deteve mais de um responsável da Auto Europa por suspeita de receberem “luvas” resultantes da aquisição de equipamentos de medição e outros, isto depois da mesma instituição policial ter feito detenções de funcionários suspeitos de estarem relacionados com casos de pedofilia.

José Maria Pignatelli

Sem comentários: