24.7.11

Amy morreu no dia em que Amália fazia 91 anos

A música ficou mais pobre no sábado. Amy Winehouse morreu aos 27 anos, no dia em que se comemorou a passagem dos 91 anos sobre o nascimento de Amália Rodrigues, ainda maior diva do fado de sempre. Amy tornou-se uma recordista de vendas sobretudo pela sua voz, também única, a que juntou um estilo musical que não foi indiferente a nenhuma geração... Uma mistura inconfundível.
Possuidora de um talento inconfundível, a exótica cantora britânica junta-se à lista de um grupo de músicos irreverentes que tiveram milhões de fãs e morreram todos aos 27 anos de forma semelhante, por excesso da dependência de álcool e drogas que os fragilizaram.
Amy Winehouse não conseguiu vencer essas dependências, nem mesmo em consequência das criticas da maioria dos seus seguidores que a chegaram a vaiar em espectáculos ou em sucessivas terapias tentadas.
A cantora londrina junta-se a um grupo de músicos que morreram com a mesma idade quando já caminhavam no corredor da fama – Janis Joplin, Jim Morrison dos The Doors, Jimi Hendrix, e Kurt Cobain dos Nirvana.


Amália na abertura do Google
Entretanto, Amália Rodrigues foi recordada por milhões, sobretudo porque o Google, o maior motor de busca da internet, criou imagem dedicada à efeméride na sua habitual página de abertura. Razão de orgulho para os portugueses e um dia para relembrar a voz de Amália e o fado que, para o mundo, é um canto nostálgico com uma sonoridade ímpar.

Naquele portal encontravam-se, pelo menos, cerca de sessenta notícias ou artigos sobre Amália Rodrigues que já tinham sido vistos por mais de dois milhões de cibernautas.

Sem comentários: