10.7.11

Pintou Odivelas de AZUL!







Recebi hoje este texto de um munícipe de Odivelas que prefere para já manter o anonimato, sobre o trabalho desenvolvido por Miguel Xara Brasil como Presidente da Concelhia do CDS-PP em Odivelas, ao fim do 1º ano de mandato. A meu ver traduz na íntegra o pesamento de muita gente em odivelas! Peço desculpa a quem enviou cumprimentos e mensagens de Felicitações e foram imensos, não as poder publicar a todas da mesma forma, mas foram entregues e muito bem recebidas pelo destinatário. Quem trabalha para a causa pública congratula-se por sentir o reconhecimento do seu esforço pela população! Bem hajam a todos!



" Em 2009, projectaram-se em Odivelas novos autarcas.


Pouco habituados à senda política.
Mas experientes na defesa de causas, das pessoas, dos valores determinantes para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho que é ainda jovem, periférico e longe de oferecer oportunidades a quem se radicou.


Odivelas conheceu políticos com convicções e ideias fortes, com viabilidade e suportadas tecnicamente. Políticos que não deixaram de ser cidadãos comuns acima dos partidos ou ideologias, abertos à mobilização de todos independentemente das preferências e credos.


Em 2009, pela 1ª vez em Odivelas, abriu-se um debate alargado sobre as questões sociais, económicas e culturais onde todos foram convidados a participar.

Em 2010, já eleitos, inicia-se a consolidação destas iniciativas.
Começam a fazer-se dezenas de recomendações tanto na Assembleia Municipal, no Executivo da Câmara, nas Assembleias de Freguesia e até em Executivos de Freguesia.
Organizam-se debates. Apresentam-se projectos concretos e com exequibilidade.
Estes novos políticos encontram-se no terreno, apelam à participação da comunidade, juntam cidadãos independentemente das suas ideologias e alicerçam um objectivo comum – tirar Odivelas do anonimato, acreditar que é possível dar mais obra, pública e privada, de melhor qualidade, tornar os odivelenses mais exigentes, lembrar aos que só cá vêm dormir que é necessário construir futuro…
E que esse é o futuro dos seus filhos que se encontram nas nossas escolas, nas nossas associações culturais e desportivas, nos nossos clubes que brincam nos nossos bairros.


Estes novos políticos são a favor de uma economia local expansiva, mesmo percebendo que ela depende de meia dúzia de empresas de elevada credibilidade nacional e internacional e, largamente, do pequeno e médio comércio que representa mais de 60% das economias familiares do concelho.


Estes novos políticos também perceberam que os mais idosos já representam mais de 34 % dos nossos munícipes e que destes mais de 60% são famílias monoparentais (uma ou 2 pessoas) que vivem quase esquecidos, com reformas baixas ou mesmo muito baixas, muitas vezes escondendo dificuldades extremas.


Estes novos políticos perceberam quanto nada se faz para ancorar o nome de Odivelas na área metropolitana de Lisboa.

Destes novos políticos, Miguel Xara Brasil foi indiscutivelmente o elemento aglutinador, dinâmico que conseguiu reunir todos à sua volta num percurso político excepcional, porventura até muito independente. Naturalmente que o fez em torno do partido onde milita, o CDS/PP, porque era com ele que podia projectar o trabalho voluntário de muitos, feito em centenas de horas, deixando para trás as vidas pessoais pedindo sacrifícios às suas próprias famílias.


Miguel Xara Brasil conseguiu tudo isso…



E em 2011, a 5 de Junho, teve a recompensa: O CDS/PP cresceu 24,4% e, pela primeira vez, ultrapassou o Partido Comunista e fê-lo em mais de 2000 votos.
Pode dizer-se, agora, que teve ajudas.
Teve com toda a certeza, o empenho dos mais mediáticos militantes, como Teresa Caeiro, o agora ministro Pedro Mota Soares.
Mas foi ele que teve a arte e o engenho de os ter do seu lado, como a todos nós. E foi graças a ele que fomos todos excelentemente representados nas Assembleias de Voto por centena e meia de amigos.



Foi Miguel Xara Brasil que se empenhou na escolha que recaiu sobre o vereador independente Paulo Aido para integrar a lista de candidatos à Assembleia da República.


Em Odivelas acontecem muitos bons momentos.


Hoje é o momento de dizer não a quem, com responsabilidades políticas, vivem de costas voltadas para o nosso concelho a pretexto da importância de manter consenso na gestão autárquica.
Os Odivelenses precisam muito mais de que unanimidade nas decisões. Precisam de lucidez, criatividade e pró-actividade entre quem dirige a coisa pública.


Caro Xara Brasil, continue na frente de batalha.


Dois anos volvidos sobre as eleições autárquicas só têm de estar solidários.


Parabéns Miguel!

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Considero muito positivo que as pessoas amem a terra onde nasceram e foram criadas e lhe dediquem algum (no caso do Miguel, muito)do seu tempo. Que se esforcem por prestigiá-la com iniciativas e propostas válidas, que defendam os interesses da sua terra e dos seus conterrâneos. Faço um apelo aos naturais de Odivelas - não ignorem a sua terra, faço alguma coisa por ela! Organizem-se e unam-se!