12.7.11

Tem 450 anos!

Requalificação custou 9,8 milhões de euros
A Igreja Ortodoxa Russa iniciou as comemorações dos 450 anos de fundação da Catedral de São Basílio, templo que desde o início dos ‘anos 90’ integra o conjunto do Kremlin e da Praça Vermelha, em Moscovo.
Esta igreja - património mundial da UNESCO e imagem de marca da capital russa – foi originalmente chamada Igreja da Trindade e mais tarde Catedral da Trindade. Este monumento incorpora uma espécie de oito templos e um deles encontra-se precisamente sobre o túmulo de São Basílio.
A Catedral de São Basílio – do arquitecto Postnik Yakovlev - foi mandada construir pelo Czar Ivan, o Terrível, em homenagem à conquista russa de Astracã. O monumento, que faz parte do Museu Histórico da Rússia, desde 1929, sofreu obras de requalificação durante mais de nove anos e que custaram 390 milhões de rublos, qualquer coisa como 9,8 milhões de euros.
As comemorações estendem-se até 14 de Outubro, dia em que a Igreja Ortodoxa Russa festeja o dia da Intercepção dedicado à mediação que os santos fazem em benefício dos fiéis.

Sem comentários: