1.7.11

Sim, Sr. ministro

O ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, foi surpreendente ao revelar seriedade e lucidez pouco comuns nos poderes instituídos no País. Afirmou que só é possível conhecer a realidade das contas públicas, mesmo sectoriais, no final do mês de Agosto e essa é uma meta que será seguramente conseguida.
Para este membro do governo, até lá terá de se viver com projecções estimadas.
Vítor Gaspar mostrou uma disciplina incrível durante o debate do programa do governo, na Assembleia da República, abafando muitas das intervenções. A continuar assim nem necessita da 'mãozinha' de Pedro Passos Coelho, nem de nenhum outro membro do governo mais habituado às politiquices.
Também acabou por minimizar a dura medida anunciada em aumentar a taxa de IRS no próximo subsídio de Natal dos portugueses no activo e reformados, ainda que os mais afectados sejam os que mais ganham.
É importante que o ministro das Finanças mantenha o registo e uma qualidade de trabalho concordante para bem de todos.

2 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Completamente de acordo. Revelou competência e seriedade. Quer ser eficiente, esquecendo a popularidade. Os portugueses estranham, porque este estilo não tem sido o dos últimos anos. Já houve outro corte no subsídio de natal e foi de 0,75% num governo de Mário Soares. Não houve queixas. Sabíamos que não havia alternativas e na generalidade foi aceite. Poderia ter sido até pior.

Jose Pignatelli disse...

Pois é, comemos muito queijo e esquecemos rapidamente. Não deixo de entender que a medida foi inoportuna e a ser necessário podia muito bem ser anunciada daqui a 15 dias, para não abafar a apresentação do programa do Governo. Vítor Gaspar teve um registo que se lhe conhece desde da infância e adolescência: foi sempre introvertido, dedicado ao estudo e aos objectivos que traçava de tempos em tempos. Nunca foi muito de se divertir nem de vir para os jardins da então Avenida de Roma dar uns pontapés na bola. Era um estudioso e lá conseguia boas notas, mesmo algumas muito boas, acima da média.