13.8.11

É um disparate aumentar IVA no gás natural

Aumentar o IVA no gás natural é uma péssima notícia sobre vários pontos de vista. Continuamos a andar em contra ciclo relativamente à União Europeia: não somos capazes de substituir refinados do petróleo pelo gás natural, muito menos poluente, mais eficaz e substancialmente mais económico para o País.

Percebe-se que se pretenda manter o IVA no gás propano e butano, tanto mais que o gás natural ainda não chegou a quase todo o interior do País já de si com maior percentagem de pessoas mais desprotegidas e com reformas demasiado baixas. Mas importa elaborar um calendário definitivo para uma alteração significativa da nossa política energética que se revela um desastre na globalidade da economia nacional, ainda por cima muito dependente de monopólios. Gastam-se milhões na importação de crude desnecessários.

Precisamos de um governo lúcido nesta matéria e com coragem para combater interesses instalados. Pelos vistos, ainda não é desta vez que o temos.


Exportações crescem - As exportações aumentaram 17,4% no primeiros quatro meses do ano relativamente a igual período de de 2010. Neste mesmo espaço de tempo, as importações apenas cresceram 1,9%. Bons indicadores mas que não chegam para abafar a crise.


Sem comentários: