31.8.11

Google recorda 110 anos do 'Eléctrico'

O 110º aniversário da inauguração da primeira linha de carros eléctricos entre Cais do Sodré e Algés, em Lisboa, foi simbolicamente comemorado pela americana Google. Passaram, hoje, precisamente cento e dez anos sobre este acontecimento determinante para o desenvolvimento dos transportes públicos na capital portuguesa.
As centenas de milhar de cibernautas que entraram no motor de pesquisa da Google vêem as letras "Google" associadas a um tradicional eléctrico amarelo lisboeta.
Foi na madrugada do dia 31 de Agosto de 1901 que a primeira linha de veículos de tracção eléctrica funcionou: ligou o Cais do Sodré a Ribamar, em Algés. Começou assim a substituição dos “Americanos”, um sistema de transporte do tipo americano denominado Viação Carril vicinal e Urbana a Força Animal, que terminou em 1905.
Recorde-se que a introdução dos “Americanos” foi ideia de dois irmãos, o escritor Luciano Cordeiro de Sousa e Francisco Cordeiro de Sousa, diplomata, que obtiveram os direitos para a sua implantação na cidade de Lisboa. Mas acabaram por trespassar aquela concessão para a Empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa, com a autorização da Câmara Municipal de Lisboa. A primeira linha de "Americanos ligou a Estação da Linha Férrea do Norte e Leste (Santa Apolónia) e o extremo Oeste do aterro da Boa Vista, no bairro de Santos.
Então, o carro eléctrico notabilizou-se pela rapidez, pela comodidade das carruagens e a sua elegância que ainda hoje sugerem trabalhos dos melhores artistas plásticos do planeta. Foram um símbolo da cidade de Lisboa e continuam a ser recordados. Foram também pioneiros num estilo de transporte ainda hoje uma das opções em muitas das maiores cidades, por serem mais económicos, rápidos por se deslocarem em espaços (canal) dedicados e menos poluentes que as alternativas que consomem combustíveis refinados
.

Sem comentários: