18.8.11

Mentalidade – a mãe de toda a diferença?




Há uns dias estive à conversa com um amigo, o qual no âmbito da sua actividade profissional visita regularmente vários tipos de empresas um pouco por todo o Mundo. No decorrer da conversa disse-me que tinha estado na Coreia do Sul a visitar várias fábricas da Samsung e descreveu a organização, o empenho, o profissionalismo, o ambiente de trabalho e as diferenças existentes entre a realidade coreana e ocidental, em particularmente com a latina/portuguesa.

Para ilustrar o que acabava de descrever e também o que para ele estava na base de toda a diferença acrescentou que no final das visitas às fábricas tinha estado reunido na sede da Samsung com alguns dos seus directores e que depois da saudação inicial, portanto no inicio da reunião, houve um deles que afirmou:

“Antes de mais, para que percebam a nossa empresa, começo por vos transmitir o nosso plano estratégico:
1º Ajudar o País;
2º Fazer da Samsung a maior empresa do Mundo no sector em que está inserida;
3º Fazer da Samsung a empresa mais respeitada do Mundo no sector onde está inserida.”

Quanto ao ponto dois e três, os quais passam por uma questão de ambição e audácia, parecem-me relativamente comuns, agora a primeira (Ajudar o País), a qual ainda ganha mais relevância por ser mesmo a primeira, demonstra toda a diferença de mentalidades.

Qual é a empresa portuguesa, incluindo as públicas, que tem expresso como primeira prioridade ajudar o país?

1 comentário:

Madalena Varela disse...

Especialmente as públicas! Deveria ser o seu principal objectivo, inclusivé as empresas municipais deveriam servir também para ajudar o munícipio, afinal são buracos sem fundo...