5.2.12

Carnaval - A minha proposta.




Na minha opinião os feriados são para assinalar e/ou comemorar determinados acontecimentos, quer sejam eles históricos ou religiosos e não um devem ser vistos como um dia de férias extra.

Já por diversas vezes afirmei que sou da opinião que seria preferível cortar alguns feriados e substitui-los por exemplo pela data do aniversário, isto porque há feriados que ninguém ou quase ninguém comemora e o dia dos anos, salvo algumas excepções, todos gostam de comemorar. Até vou mais longe, também não vejo inconveniente que quem tenha filhos menores, tenha direito a tolerância de ponto nas datas em que eles fazem anos.

Resumindo, entendo que os feriados podem e devem existir, mas têm que ter um significado e não se devem resumir a um dia de férias extra.

Falando do Carnaval, embora hoje em dia não seja uma festividade que me diga muito, a verdade é que é uma data que muitos, sobretudo as crianças, gostam de assinalar e festejar. Embora seja apenas tolerância de ponto, a verdade é que é percepcionada por todos com um feriado, a qual ainda por cima, porque é sempre a uma terça-feira, origina que muitos "façam ponte".

Assim penso que a melhor solução seria passar o Carnaval para uma segunda-feira e fazer desse dia um feriado nacional. Esta seria a alteração mais equilibrada, continuavamos a festejar o Carnaval, não se tirava nenhum dia de feriado/férias a ninguém e o País ganhava um dia de produção, aquele em que quase todos fazem ponte.

Sem comentários: