11.12.10

A Minha Cidade (em Diário de Odivelas)

Na rubrica "A Minha Cidade" que escrevo periodicamente em www.diariodeodivelas.com não pude deixar de voltar ao tema dos cuidados primários de saúde prestados no concelho de Odivelas que atingiram o verdadeiro caos, particularmente no velhinho centro de saúde da Rua dos Bombeiros da cidade de Odivelas. Faltam médicos de família para mais de 40 mil habitantes e até se chegou ao ponto de não haver médicos de recurso durante uma semana por falta de assinatura atempada com os clínicos contratados para a prestação destes serviços. Tivemos portanto utentes que se deslocaram em vão às 6 horas da madrugada (para constituir as habituais filas para a marcação de consultas) que deram de caras com um aviso afixado no vidro daquelas instalações. Podem ler o artigo:
"Ninguém dúvida que é impossível fazer omeletas sem ovos. Mas em Odivelas, em matéria de saúde acontecem milagres nunca vistos - aumentar a dimensão das omeletas com os mesmos ovos.
O novo e improvisado centro de saúde da Ramada vai funcionar porque se foram requestar médicos de outros centros de saúde do concelho.
Só do centro da Rua dos Bombeiros saem 3 clínicos para a nova unidade. A crise naquela unidade já de si profunda fica “aliviada” com o regresso da Dra. Ana Botelho que já se sabe irá ter algumas novas atribuições para além da medicina familiar, tal como o planeamento familiar...
"(...)

2 comentários:

Miguel X disse...

pois é, mas não é só em Odivelas, outras freguesias há em que o problema é identico. Em breve será editado um filme que mostra isso mesmo.

Jose Pignatelli disse...

Caro Miguel Xara Brasil,
Como deixo entender no artigo esta questão é transversal ao concelho de Odivelas... Talvez muito por força da sua liderança clínica completamente falhada, diria mesmo que a tocar padrões de incompetência para o exercício de funções. Creio que entre a falta de médicos, enfermeiros, equipamentos e actualização das infra-estruturas, poderia dar jeito investir no Concelho numa aplicação informática CRM - Coustmer Relation Management ligada à rede telefónica por forma a, por um lado evitarmos deslocações das pessoas de madrugada para as portas dos centros de saúde, por outro, para fazer uma efectiva gestão entre as necessiddaes dos utentes e os clinicos disponíveis com alerta para horários, tempos de espera e mesmo gestão a partir de informação, por exemplo, da ausência súbita do médico.... um pouco a exemplo do que se já faz no IPO (Int. Português de Oncologia) de Lisboa d que infelizmente passei a ser profundo conhecedor há alguns anos como sabes--- e onde adorava ter tempo para fazer voluntariado apesar da dureza do ambiente face à patologia que ali se trata.

José Maria Pignatelli