9.3.11

Odivelas, terra de oportunidades vs Odivelas, bom para viver.


Já tinha escrito um post sobre este tema, nele afirmei que voltaria a abordar este assunto e como o prometido é devido .... .

Como todos sabemos um país, uma região, um concelho ou uma cidade para além de tudo, são também uma marca, como tal têm uma imagem e um símbolo/logótipo que as identifica e as distingue.

Hoje em dia é comum, para além de um logo tipo e de um símbol, as marcas terem uma assinatura, uma frase curta que ajuda ilustrar o seu posicionamento, ou seja, o que é, o que faz ou um determinado tipo de beneficio.

Tudo o que acima escrevi de forma muito resumida é algo de muito sério e de extraordinária importância num mercado e numa economia tão tão competitiva como a nossa. Qualquer alteração a tudo o que envolve a identidade de uma marca é sempre feito com um enorme rigor e só depois de devidamente equacionado/estudado. Não é por acaso que todos os anos são investidos milhões de euros nestas "mudanças", as quais geralmente acontecem por duas razões:

1 - Tentativa de modernização/rejuvenescimento
e/ou

2 - Reposicionamento.

Tudo o que acima escrevi, como é bom de entender, quer se goste ou não de utilizar esta termonologia, é verdade também para Odivelas. E recentemente, sem que se alterasse a imagem e sem que fosse uma tentativa de rejuvenescimento da marca, alterou-se a assinatura do Concelho, em vez de Odivelas -Terra de Oportunidades, apareceram agora alguns painéis publicitários onde se pode ler Odivelas - Bom para viver. Perante isto poderemos pensar que estamos perante um reposicionamento do Concelho e da sua imagem.

Não sei se é ou essa foi a ideia, antes de escrever mais sobre este tema, aconselho a leitura desta entrevista feita a Mário Persona (consultor e Marketing e Comunicação) sobre a questão do reposicionamento.

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