1.9.10

Cada vez faz mais sentido Pensar Odivelas.


Os indicadores económicos e as notícias que têm vindo a público nas últimas semanas e nos últimos dias não são animadores:

- O endividamento público tem subido de forma descontrolada.
“Desde o início do ano a dívida pública aumentou à razão histórica, inimaginável de 2,67 milhões de euros à hora! Só no mês de Julho o ritmo foi de 5 milhões à hora!" (João Duque – A Velha Duquesa – Jornal Expresso).

- O número de desempregados bateu um novo máximo histórico de 11%, segundo o Eurostat (Fonte – Jornal Público).

- Como já havia escrito (18/8/2010) o desemprego de longa duração, aquele que mais me preocupa, também não pára de aumentar, já conta com trezentas e vinte seis mil pessoas inscritas há mais de um ano (Fonte - Jornal Público).

- As empresas públicas como a Águas de Portugal, Estradas de Portugal e Edia continuam a acumular prejuízos uns atrás dos outros (Fonte - Jornal I)

Resumindo, o estado não consegue reduzir a despesa e as receitas, todas elas, mais as provenientes deste último aumento de impostos, não são as suficientes para evitar que o deficit e consequentemente o endividamento continuem a aumentar. É por isso que cada vez mais faz sentido o rigor na gestão pública, não só na contenção da despesa, como na capacidade de gerar e potencializar a captação de novas fontes de receitas.

Se tudo isto faz sentido quando falamos do Estado Central, não deixa de o fazer quando falamos sobre da Administração Autárquica/Local e é precisamente com esse sentido, em conjunto e com o contributo de muitas pessoas, que há algum tempo tenho vindo a trabalhar num projecto (Pensar Odivelas – Comércio Local) capaz dinamizar e fomentar o crescimento do Comércio Local.

Nos últimos dias, aproveitando a maior disponibilidade que tenho em período de férias, tive a possibilidade de praticamente o terminar e o mesmo estará em condições de ser apresentado no final deste mês ou no inicio de Outubro.

Contudo, até porque ainda não está terminado, todos os contributos continuarão a serão bem-vindos e nesse sentido renovo o meu convite à sua participação, bastando para isso clicar aqui para se inteirar do enquadramento deste projecto.

Sem comentários: