29.9.10

A NOSSA SOCIEDADE

Estou «cansado» desta sociedade em que vivemos hoje em dia.
A falta de valores morais, de ética, de família, etc... cada vez mais destroem e arruínam este País, à beira-mar plantado.
A sociedade, hoje parece ter receio que o mundo acabe de um dia para o outro e, então é necessário «viver» a vida o mais rápido possível, sem valores.
A procura de visibilidade, do não esquecimento, obrigam a que as pessoas procurem e se embrenhem em objectivos, de interesse pessoal (camuflados) e não colectivo.
Mas, esta sociedade portuguesa, continua a assobiar para o ar e a preferir não ver o óbvio.
O princípio do «chico espertismo» grassa a nossa sociedade de uma ponta à outra.
Submetemo-nos e aceitamos, muitas vezes de forma disfarçada, certas ideias no sentido de conseguirmos passar a nossa mensagem pessoal, para um determinado grupo, que nos interessa que não nos esqueça e que saiba que apesar de estarmos em fase menos positiva, ainda cá estamos.
É as lutas de poder, em que não se olha a meios para se atingirem fins, usando dinheiros públicos, em ideias e projectos sem o mínimo interesse.
A sociedade hoje em dia «cegou» e não quer ver e separar o «trigo do joio».
Debate-se hoje em dia, acerca de tudo e de nada. Fazem-se projectos e projectos de projectos, gastando-se o dinheiro público, de uma forma desabrida e sem qualquer nexo, e, sem que se verifique o uso de uma determinada palavra: RESPONSABILIZAÇÃO, pelo uso do «nosso» dinheiro.
Criam-se gabinetes para colocar os «nossos» protegidos, não interessando se o mesmo irá criar uma mais-valia com o seu conhecimento, para a sociedade.
Ouvimos os nossos dirigentes políticos, discutirem o aumento dos impostos, pois não é possível reduzir a despesa e verificamos em todos os departamentos do Estado, o excesso de funcionários, a falta de ocupação de muitos deles, o não cumprimento das suas obrigações institucionais... mas, alguém mais uma vez é RESPONSABILIZADO? Não!!!
Como podemos responsabilizar funcionários, se as hierarquias, são as primeiras a não cumprir?
Verificamos, sim, é a ocupação de lugares, em Grupos Desportivos, Culturais, Sociais, Associações, etc...
O trabalhar em prol, do próximo, não interessa, o que é importante é o «eu».
As pessoas cada vez mais, olham para o seu umbigo e não conseguem ver e avaliar aquilo que os rodeia: a pobreza, o desemprego, a fome, etc...
E acabo com a frase com que iniciei este desabafo:
Estou «cansado» desta sociedade em que vivemos hoje em dia.
Somos uma sociedade muito fraaaaquiiiiiinnnhhhaaaaa!!!

José Carlos Correia

1 comentário:

Xico da Memória disse...

Pois é mesmo como como diz.
Quando o Almada Negreiros escreveu o manifesto anti dantas, estava já a prever quem nos havia de dar cabo da vida entre 1995 e 201....?,
e dedicou-lhe este manifesto, que também serve para este palmo de terra, dirigido por ilusionista, onde nos entalaram. Estamos num terreno surrealista!