Há muitos anos que venho afirmando que Odivelas não tem sabido tirar rentabilidade de algumas das valias que tem, cheguei a escrever vários atigos sobre este assunto no final de 2005/inicio de 2006 e de “repente”, como por artes mágicas, começa-se a falar de algumas delas, como por exemplo D. Dinis e da Marmelada.
A Marmelada de Odivelas é como todos sabemos uma das grandes marcas e um produto que tem potencial para acrescentar valor económico, financeiro e cultural ao Concelho. Este produto, segundo a história, teve origem no Mosteiro de São Dinis e S. Bernardo, caracteriza-se e distingue-se por ser branco.
Se até há pouco tempo, salvo uma peque na excepção entre 1999 e 2001 e um outro “marmeleiro”, não houve neste concelho quem se preocupasse em dinamiza-lo e em rentabilizá-la, agora por questões que não merece a pena continuar a insistir, parece que finalmente há muita gente interessada em dinamizá-lo.
Vale a pena referir a título de exemplo e para ilustra o que acabei de afirmar que este ano, no mesmo dia, só não sei se à mesma hora, foram aceites o registo de duas marcas de marmelada: a Marmelada Branca de Odivelas e a Marmelada do Convento de S. Dinis de Odivelas.
Uma registada através de uma parceria feita há pouco tempo entre a Associação de Comerciantes de Odivelas e Loures/Câmara Municipal de Odivelas e outra através da também recentemente criada Confraria da Marmelada.
Esta semana, certamente por coincidência, vão ocorrer dois eventos, ambos importantes para a promoção da Marmelada. No próximo dia 28 viaidecorrera a cerimónia de Entronização da Confraria da Marmelada, a qual é detentora da marca Marmelada do Convento de S. Dinis de Odivelas e hoje é o lançamento oficial da Marmelada Branca de Odivelas, promovido pela C.M. de Odivelas, na baptizada Loja da Marmelada (Loja do Munícipe) no Odivelas Parque.
Se até aqui podemos afirmar que a “concorrência” teve pelo menos o mérito de “fazer mexer” as pessoas e com esta questão, talvez agora esteja na hora de se concertarem estratégias e colocar todos a remar na mesma direcção, a Marmelada, Odivelas e os Odivelenses só terão a ganhar com isso.
A Marmelada de Odivelas é como todos sabemos uma das grandes marcas e um produto que tem potencial para acrescentar valor económico, financeiro e cultural ao Concelho. Este produto, segundo a história, teve origem no Mosteiro de São Dinis e S. Bernardo, caracteriza-se e distingue-se por ser branco.
Se até há pouco tempo, salvo uma peque na excepção entre 1999 e 2001 e um outro “marmeleiro”, não houve neste concelho quem se preocupasse em dinamiza-lo e em rentabilizá-la, agora por questões que não merece a pena continuar a insistir, parece que finalmente há muita gente interessada em dinamizá-lo.
Vale a pena referir a título de exemplo e para ilustra o que acabei de afirmar que este ano, no mesmo dia, só não sei se à mesma hora, foram aceites o registo de duas marcas de marmelada: a Marmelada Branca de Odivelas e a Marmelada do Convento de S. Dinis de Odivelas.
Uma registada através de uma parceria feita há pouco tempo entre a Associação de Comerciantes de Odivelas e Loures/Câmara Municipal de Odivelas e outra através da também recentemente criada Confraria da Marmelada.
Esta semana, certamente por coincidência, vão ocorrer dois eventos, ambos importantes para a promoção da Marmelada. No próximo dia 28 viaidecorrera a cerimónia de Entronização da Confraria da Marmelada, a qual é detentora da marca Marmelada do Convento de S. Dinis de Odivelas e hoje é o lançamento oficial da Marmelada Branca de Odivelas, promovido pela C.M. de Odivelas, na baptizada Loja da Marmelada (Loja do Munícipe) no Odivelas Parque.
Se até aqui podemos afirmar que a “concorrência” teve pelo menos o mérito de “fazer mexer” as pessoas e com esta questão, talvez agora esteja na hora de se concertarem estratégias e colocar todos a remar na mesma direcção, a Marmelada, Odivelas e os Odivelenses só terão a ganhar com isso.
4 comentários:
A marmelada branca é a mesma coisa que a marmelada do mosteiro de Odivelas. Não há motivo para rivalidades nem disputas. Além disso, há muitos doces do convento que também foram famosos. Para quê, estas rivalidades, se há doces que cheguem para todos? Sabem que mais? Isto é um perfeito disparate! Comecem é a fazer outros doces das freiras. Aproveitem este arranque da marmelada e tornem os tabefes, os esquecidos, o manjar real, o manjar branco, os arrepiados e tantos outros, também conhecidos. O potencial é enorme!
Com melhor e com mais propriedade do que eu, outros poderão referir-se à história. Contudo, o facto é que a história tem-nos revelado que tendemos a ser tanto mais fortes, quanto maior for a união e conjugação de esforços.
Nos discursos das Comemorações do 12º aniversário ouvi dizer que neste tempo de dificuldades deveremos empolar menos o que nos separa em detrimento do que nos une. Devendo mesmo colocar para trás das costas as diferenças em prol de um bem maior: o bem-estar de todos.
Será útil andarmos de "maus figados" por causa de tão doces manjares?
É minha convicção que as idéias, as cinergias e os quereres quando sobre o mesmo se orientam devem/tem de suplantar mesquinhas convicções assentes em pavoneantes posturas.
Esta questão não pode ser transformada numa corrida de meio fundo para ver quem chega primeiro. Nesta corrida o que importa acontecer é que todos cortemos a meta. De preferência em simultâneo.
Paulo Bernardo e Sousa
nem mais!
estou um pouco cansado de ouvir esse discurso e depois, quando se chega à prática ....
O pior, é que com isso o Concelho perde imenso,... coisas que não consigo entender.
Repito pela vigésima vez e insisto, a marmelada de Odivelas não tem donos, é de todos, é património de Odivelas. Pode ser feita por qualquer pessoa, não é preciso saber história, os analfabetos podem fazê-la e sair-lhe até melhor. Só há uma condição:ter marmelos, água e açúcar e seguir a receita que a tornou famosa. Gostaria era de ver todos a disputarem desta forma a defesa de TODO O PATRIMÓNIO!!!
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