23.11.10

O que é uma democracia? - Ponto e Virgula

Nos últimos meses tenho-me questionado sobre o que é uma democracia. E, acima de tudo, que democracia é esta que estamos a construir em Portugal.
E esqueçam os textos redigidos pelos constitucionalistas. Ao que parece são letra morta.
Depois dos conhecidos casos de tentativas de abafar a conquistada, à custa de tanto sofrimento, liberdade de imprensa… e que é um tema que me diz directamente respeito… dei por mim a ver que esta democracia que temos é-o cada vez menos. E, admito, um pouco assustada com o que constato.
Que democracia é esta em que o líder da Líbia, Muammar Khadafi, vem a Portugal e arma a tenda, literalmente, em edifícios do Estado, mais precisamente no Forte de São Julião?
Que democracia é esta em que o líder Venezuelano, Hugo Chavez, negoceia continuamente com Portugal? Ao ponto de faltarem Magalhães para as crianças portuguesas porque… foram vendidos à Venezuela?!?!
Que democracia é esta que recebe com as maiores honras de Estado o líder chinês, Ju Jintao, e assina acordos que, pelo que parece, levarão mais cedo ou mais tarde aquele país a comprar a nossa dívida?
Que preço estamos a pagar por todas estas visitas e acordos assinados?
Mas, anda tudo enlouquecido?
Como se pode negociar com ditadores e regimes que sabida, assumida e comprovadamente desrespeitam os direitos humanos? Não estão, assim, os nossos Governo e empresários a compactuar com as atrocidades por esta gente praticada nos seus países. Como se pode fechar os olhos a isto e seguir sorrindo e apertando a mão como se tudo isto fosse falsa propaganda? Como se podem ignorar os relatórios constantes da Organização das Nações Unidas, onde estes países aparecem pelas piores razões como são as que cabem dentro do chapéu “desrespeito pelos mais elementares direitos humanos” como a liberdade e o direito à expressão da opinião?!?!?!!
Não foi por esta democracia que os meus avós e pais lutaram. Não foi por esta democracia que um dos meus avôs esteve preso e foi exilado com a família em Moçambique. Não foi na promessa de uma democracia destas que eu cresci. Não é por esta democracia que eu luto em homenagem aos meus antepassados, por mim e para as próximas gerações.
Estes “políticos” metem-me nojo!!!
São a vergonha de um país e de um povo!!!

Teresa Salvado


(Texto escrito para a rúbrica "Ponto e Virgula", publicado no jornal Nova Odivelas)

2 comentários:

Xico da Memória disse...

Até já se castigam e perseguem pessoas por delito de opinião. Até se repete a história do lobo e do cordeiro. Há factos que se contam. Há pessoas que se queixam. Cresce o mal estar e a filha do mal estar é a revolta.

Anónimo disse...

Estimada Teresa:
Você pôs o dedo na ferida. Que cara temos, quando para "enchermos a barriga" (e até nisto não estou convencido), vergamos o modelo societário porque os nossos pais lutaram a favor de ditadores externos e internos? Precisaremos mesmo de outro Salazar, para dar valor à liberdade, à democracia e aos direitos humanos?
Paulo Bernardo e Sousa