14.11.10

Os erros de uma Prioresa


A prioresa da Confraria da Marmelada de Odivelas não fez decididamente o trabalho de casa antes de entrar em cena no programa as “Quintas do Jaime”:

· Não sabe quem concebeu o brasão e não faz a mínima ideia de quem desenhou a capa e os vários esboços que originaram o projecto final.
· Só por ironia pode ter afirmado que o capuz é para simbolizar as vestes dos monges. Se eu fosse criança pensaria certamente que podia estar a falar do capuchinho vermelho.
· Depois ainda teve audácia de referir que só é confrade quem for entronizado, ignorando que a Confraria é uma Associação com estatutos e onde é apenas necessário que os sócios paguem as suas quotas anuais.
· Não percebe que é presidente de um órgão executivo e não deliberativo. Por isso quem decide sobre quem têm ou não perfil para entrar na Confraria é a Assembleia Geral.

Informo a Sra. Presidente que o desenho do traje foi finalizado pela estilista Sara Pompom sobre os esboços produzidos pelo confrade fundador José Pignatelli... E que levou o capuz por causa das monjas do Mosteiro a que nós chamamos freiras! Certamente não haveria estes erros se tivessem sido apresentados custos.


Por último, e não querendo defender os visados, só por lapso a prioresa pode ter referenciado que a Confraria da Marmelada de Odivelas é um projecto da campanha dos Independentes Hernâni Carvalho e Paulo Aido, mas antes sim fruto de uma iniciativa da coligação “Em Odivelas primeiro as pessoas”, cujo programa eleitoral na rubrica Actividades Económicas tinha a seguinte menção:

Promover a gastronomia e doçaria locais, designadamente apoiar a Confraria da Marmelada de Odivelas, factor vital para a divulgação de Odivelas no exterior ...


Talé

2 comentários:

OdivelasTV.pt / Odivelas.com disse...

Se quiserem saber do que fala este artigo vejam o filme com as declarações de Ana Monteiro, Prioresa da Confraria da Marmelada em:
http://odivelas.com/2010/11/14/confraria-da-marmelada-de-odivelas-vai-realizar-a-sua-cerimonia-de-entronizacao-no-proximo-dia-28-de-novembro-domingo-video/

É importante para quem não esteve presente no Programa "Quintas do Jaime" poder ver e ouvir as declarações de que se fala no texto.
António Tavares

Anónimo disse...

A soberba é má conselheira. Sempre que alguém se acha dono da razão, só revela fraqueza e parvoíce.
Quando se confundem conselhos com perseguições e conhecimento com capacidade de oratória, reduz-se o indivíduo à condição de doutorado auto-reconhecido.
O facto é que neste processo existem demasiados actores com sede de protagonismo e eventualmente mal informados, detentores de fraca cultura (democrática) e capazes de confundir o umbigo com um distante horizonte.
Quem ganha? Ninguém. Este é um daqueles casos "loses-loses".
Mais uma ajuda: Primeiro importa entender o projecto, depois idealizar e projectar as linhas orientadoras de actuação, seguidamente encontrar estrutura interna e externa para a prossecução de objectivos estipulados sazonalmente (ano a ano). Para tal é preciso programar e estabelecer uma rede de parcerias, além de devidamente pôr em andamento a organização que der forma ao projecto, bem como todas as regras, normas, disposições e leis que se envolvam neste processo. Já agora, dava algum jeito conhecer o produto, todavia se tal não for possível importa que em sábia humildade nos façamos acercar de quem detenha essas competências.

Paulo Bernardo e Sousa