14.11.10

Medalha de Honra a Manuel Varges chumbado em Assembleia Municipal.



Na passada semana fomos convidados a votar em vários nomes com o objectivo de os homenagear no próximo aniversário do Concelho, nessa altura fiz dois reparos:

1º) A lista de homenagens era demasiado extensa, pelo que em meu entender tira a dignificação ao próprio homenageado. Entendo que só deve ser homenageado quem realmente prestou um serviço relevante à sociedade e que esses homenageados devem ser reconhecidos pela população, ao prestar 15 homenagens por ano, independentemente de todos merecerem, ou até de haver mais pessoas que o mereçam corre-se o risco de banalizar e vulgarizar as homenagens.

2º) A lista de nomes que nos foi dada a apreciar não trazia os curriculum´s e a razão pela qual se pretendia homenagear cada um dos nomes. Nestes termos a decisão de se votar sim ou não em determinado nome não poderia ser tomada em verdadeira consciência.

Lembro-me que quando chamei a atenção para este dois pontos, houve entre os meus colegas quem se risse, com aquele ar de quem diz: lá está ele outra vez com estas coisas.

O resultado demorou um pouco a conhecer-se, mas foi servido nu e cru, entre todos os nomes propostos houve um que foi chumbado, nada mais nada menos que o de Manuel Varges.



Nota:Outro post relacionado, Trapalhada à moda de Odivelas.

2 comentários:

Jose Pignatelli disse...

Existem erros lamentáveis. Porventura a culpa acabou por ser da Comissão de Medalhas que não deve ter passado cartão nenhum aos seus proponentes.
Esqueceram-se de atribuir uma medalha de mérito municipal a atribuir a um trabalhador, tanto mais que a legislação o permite porque encerra 15 ou mais anos de serviço público sem ser necessário que ele se tenha realizado na mesma instituição pública. Também se poderiam ter lembrado de Rosa Lobato Faria a titulo póstumo, figura pública que estudou na cidade e que os Vereadores Independentes propuseram em Reunião de Executivo Municipal após a morte da escritora e actriz a atribuição do seu nome a uma rua, largo ou praceta... e ainda hoje aguarda pelo veredicto da Junta de Freguesia de Odivelas.
Outros nomes como o investigador e cientista engº Rui Moura que faleceu subitamente há dois meses e viveu mais de 40 anos na Freguesia da Ramada.
Pois é mas poucos conhecem verdadeiramente as figuras de relevo nascidas ou que vivem ou viveram no Concelho. A instrução está mais ou menos ou alcance de todos, mas a cultura só se estende a um número demasiado limitado.

José maria Pignatelli

Artur Agostinho disse...

Caros Senhores,

gostava de vos desafiar a lerem o blog:

odivelasfc.blogspot.com

e a pagina do facebook:
http://www.facebook.com/pages/Projecto-Recuperar-o-OdivelasFC/164503466902678

Fica o pedido. Os comentários serão muito benvindos