5.3.11

Pode haver luz (2) - Mundo Cão.




Pode Haver Luz.

Num momento em que a esperança e as expectativas andam em baixa, há que reflectir e fazer das dificuldades uma mais-valia. Só assim poderemos promover a mudança e com ela encontrar as soluções que nos permitam inverter esta tendência. Acredito que podemos voltar acender a luz da esperança.


MUNDO CÃO.

Ao longo dos anos habituei-me a ver muitas pessoas e famílias, sobretudo as que têm casas mais isoladas, com um quintal ou um jardim, a utilizarem o cão para as vigiar, guardar e proteger. Aliás é comum por todo o Portugal ver em muitas dessas casas placas a dizer: CUIDADO COM O CÃO.

Tenho para mim que os melhores testemunhas da eficácia deste sistema de segurança e vigilância, para além dos próprios “amigos do alheio”, são os tradicionais carteiros, os quais vêem nesta classe profissional (cão de guarda) os seus maiores inimigos e as razões dos seus maiores sustos e pesadelos.

Contudo, aqui em Odivelas, Terra de Oportunidades, talvez para dar jus ao lema parece que tudo é diferente, ou melhor que alguns querem fazer com que tudo seja diferente; vejamos:

- Inaugurou-se há pouco tempo uma mansão para cães (Canil Municipal), a qual sem contar com os custos da compra do terreno, custou segundo algumas estimativas, mais de três centenas de milhares de euros;

- Para dar o apoio necessário aos animais, colocam-se nessa mansão, tal como é óbvio e necessário, tratadores e veterinários, com os custos inerentes a serem suportados pelo município (todos nós);

- Agora, como se não bastasse, em vez de se colocarem uns cães para proteger, guardar e vigiar a mansão (Canil Municipal), faz-se um contrato de vigilância humana no valor de quarenta e sete mil seiscentos e quarenta euros, colocam-se lá uns vigilantes humanos a proteger os cães e em vez de uma placa a dizer cuidado com o cão, coloca-se uma placa com o nome da empresa de vigilância/segurança.

Tudo isto num Concelho onde há pessoas e famílias sem casa, a passarem por inúmeras dificuldades de sobrevivência, sem médico, sem dinheiro para os medicamentos e onde, ironicamente neste momento, muitos dos seguranças/vigilantes das instalações municipais estão com 3 ou 4 meses de salários em atraso.

É por isso que há quem diga e defenda, que Odivelas é uma Terra de Oportunidade, e que há outros, como é o meu caso e cada vez somos mais, a pensar que este é cada vez mais um “mundo cão” e que por isso mesmo defendem que em Odivelas as pessoas devem estar sempre em primeiro lugar.


In:
Nova Odivelas nº 382 - Coluna "Pode Haver Luz" - Autor: Miguel Xara Brasil.

Sem comentários: