4.4.11

Benfica/Porto e o problema das elites.

Este talvez seja um dos mais graves problemas do país, os valores morais das chamadas elites. A este respeito o país assistiu ontem, impávido e sereno a algo que só posso considerar no mínimo vergonhoso.

Como Sportinguista que sou e sendo daqueles que quando o outros clubes nacionais jogam com equipas estrangeiras estou sempre pelos portugueses e que no panorama nacional quero sempre que ambos (Benfica e Porto) percam, embora seja mais confortável ver o porto ganhar que o Benfica (estou mais distante das bocas quotidianas), estou equidistante o quanto baste para poder opinar sobre o que ontem se passou no Estádio da Luz.

Não vale a pena virem com a questão de que o Pinto da Costa é assim ou assado, que no Porto fazem isto ou aquilo. Já lá passei por muitas, mesmo muitas quando acompanhava o Sporting, já vi por várias vezes (infelizmente) o Porto tornar-se campeão em Alvalade, mas nada justifica o apagão na luz, assim como o accionar do sistema de rega.

Que as massas, os espectadores anónimos e que os mais novos possam ter determinado comportamento já é criticável, mas quando exemplos como este vêm de cima, das chamadas elites, é vergonhoso e indesculpável. Tanto mais, que todos aqueles que costumam assistir aos jogos de futebol e sabem que no final dos encontros, por questões de segurança, muitas vezes os adeptos da equipa visitante ficam encurralados dentro dos estádios, sabem do que eu estou a falar e do perigo que o apagar das luzes e das provocações pode representar para a segurança de todos os que lá estão, inclusivamente da policia.

Quando dirigentes desportivos, no futebol são uma elite, são coniventes, responsáveis, ou simplesmente permitem que estas situações aconteçam, o que é que se poderá esperar dos adeptos, sobretudo dos mais jovens, depois de observarem estes exemplos?

Fico aguardar com expectativa o apuramento das responsabilidades e as suas consequências, sendo que considero que não se deviam restringir ao campo desportivo.





Nota: Desde já adianto que também considero vergonhoso o que se passou no meu Sporting na noite das eleições.

Sem comentários: