16.4.11

Charlie Chaplin nasceu há 122 anos

Faz hoje 122 anos que nasceu Charlie Chaplin. O actor britânico foi de certa forma um visionário e os seus filmes "Tempos Modernos" e "Monsieur Verdoux" são porventura os melhores exemplos disso: O primeiro, porque lançava dúvidas sobre os benefícios do progresso propagandeado pela revolução industrial, adivinhando um futuro demasiado competitivo e desumanizado sem lugar à mão-de-obra; O segundo por se poder considerar como uma critica ao capitalismo desregulado capaz de criar profundas desigualdades sociais nas sociedades em geral.

"Monsieur Verdoux", estreado no início da década dos Anos 40’, fez com que Chaplin fosse acusado de actividades anti-americanas como um suposto comunista. Vivia-se a era do 'macarthismo' e desde aí Charlie Chaplin nunca mais deixou de ser pressionado, mesmo ameaçado de ser interrogado por uma comissão no Senado Norte-americano o que só não sucedeu por receio das autoridades em aparecer algum filme a ridicularizar os políticos americanos. De qualquer modo, este episódio acabou por fazer com o actor não voltasse a viver nos Estados Unidos.

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres a 16 de Abril de 1889, foi actor, produtor, director, dançarino, músico e financiou os seus próprios filmes.

Mas Chaplin notabilizou-se no cinema mudo pelo uso da mímica e por ter sido co-fundador da United Artist em conjunto com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W.Griffith.

Charlot como ficou conhecido trabalhou durante 75 anos e, ao gosto pelo espectáculo, juntou a paixão pelo xadrez tendo sido um jogador de grande talento.

Sem comentários: