Saiu hoje a notícia que em função da “crise” e do plano de contenção a que Portugal vai estar sujeito a expansão do Metro para concelhos limítrofes ao de Lisboa está comprometido. Assim, num futuro mais próximo, segundo a mesma notícia, apenas avançará o prolongamento da linha do Rato até ao Cais do Sodré, passado por S. Bento e Santos e posteriormente com a extensão até Alcântara.
Há sobre este assunto algumas considerações a fazer.
1 – Tendo em conta que ao longo dos últimos anos se tem falado tanto em investimentos como o TGV e o novo Aeroporto, não percebo porque não se fala do mais óbvio, a ligação da rede do Metro ao aeroporto. Vejamos:
- O Aeroporto de Lisboa, para o bem e para o mal, encontra-se localizado a cinco minutos do centro de Lisboa, tem duas linhas de metro que passam a uma curta distância e incompreensivelmente nenhuma delas o serve. Este é com toda a certeza um caso único na Europa.
- Em todas as capitais europeias, por razões óbvias, os aeroportos estão ligados por Metro às principais estações de comboio. Em Lisboa, aeroporto e Estação do Oriente estão a cerca de dois kilometeros de distância e não essa ligação.
2 – Continuamos a assistir às ideias megalómanas dos “tugas”, o prolongamento que está previsto do Rato ao Cais de Sodré será uma obra de custos elevadíssimos, basta pensar no custo que terá o troço Rato/Santos, toda ela debaixo de terra a uma profundidade enorme, isto para ligar a rede a dois locais que já têm ligação. Não haveria opções que com a mesma verba, não saindo do concelho de Lisboa, servissem muitas mais pessoas?
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