2.10.12

Sexo e Humores

O impacto das nossas emoções vai para além do nosso estado de espírito. Afectam a nossa saúde física e sexual, assim como as nossas relações. Muitas vezes temos dificuldades em lidar com emoções negativas típicas da vida mas encontrar formas positivas de lidar com as perturbações pode ajudar-nos a manter a ligação emocional e sexual nas nossas relações.

À Luz da Psicologia
Deve servir de ideia inicial o perigo que é para uma relação conjugal a inexistência de qualquer acto de intimidade. E neste cenário o melhor comportamento é reflectir, falar com quem de direito e agir pois a vida sexual serve de termómetro à qualidade da vida do casal.
O acto de fazerem sexo (ou amor, como os mais românticos gostam, apesar de ser possível existir sexo sem amor, mas não amor sem sexo) devolve ao casal um sentimento de bem-estar e permite que mantenham os laços fortes através do toque e da partilha de intimidade.
Até mesmo em alturas de tensão, o sexo é reconfortante e proporciona uma pausa e atenuação das perturbações do momento, deixando-nos sentir mais em controlo das situações. Se não cultivar a afectividade e o contacto físico, pode acontecer um afastamento emocional.
O diálogo com vista à descoberta dos motivos da tensão numa relação é o primeiro passo para a sua resolução. E retomado o entendimento, pode ser importante quebrar as rotinas através de técnicas e posições novas.
O sexo e a intimidade ajudam o casal a manter a união nos períodos de mau humor. Alguns problemas emocionais, podem tirar-nos toda a energia necessária para o sexo. No entanto, pode ser precisamente aquilo que necessita, pois o acto sexual liberta endorfinas, conhecidas pelas suas propriedades relaxantes e estimulantes.
Todos os casais têm desavenças, mas se um se puser a dormir no sofá e outro na cama, então estará a piorar ainda mais a situação, inclusive do país, pois gente mais "frustrada" produz menos e irrita mais os restantes. E bem que o nosso país precisa aumentar o PIB...

Mauro Paulino

Sem comentários: