20.1.11

Concurso Público




Post da Sra. Dra. Máxima Vaz...










Wikipédia - Concurso público é um processo selectivo que permite o acesso a emprego ou cargo público de modo amplo e democrático. É um procedimento impessoal onde é assegurada igualdade de oportunidades a todos interessados em concorrer para exercer as atribuições oferecidas pelo Estado, a quem incumbirá identificar e seleccionar os mais adequados mediante critérios objectivos.


Só que aqui reside um problema comum a quase todos os orgãos que enquadram esta competência que é o facto deste processo se encontrar logo à partida prejudicado dessa devida isenção e imparcialidade. Tal sucede em virtude do próprio Estado não estar interessado em conferir-lhe a devida objectividade como lhe competiria.

O único critério objectivo que contempla este processo chama-se tráfico de influências e é mais conhecido como compadrio, congregando as devidas compensações de carácter eleitoralista e outras….


4 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Assim é em teoria. Assim deveria ser se a lei fosse respeitada. Infelizmente abrem os concursos para colocarem pessoas que já admitiram antes do concurso. Inúmeros ex-alunos meus já concorreram e foi-lhes dito que aquele lugar já estava preenchido e que só abriu o concurso para regularizar a situação. Eles e elas estão prontos a dar testemunho do seu caso.
Igualdade de oportunidades só em raros concursos, quando não houve antes alguém que pediu o lugar.

João Martinho disse...

Há um site que trata muito disso... o BEP, onde está lá tudo o que é concurso público.
Pois conheço alguém que foi a uma "prova" de conhecimentos, o primeiro passo do longo processo de triagem que "alegadamente" alguns dizem que funcionam; e de uma infinidade de concorrentes, apenas 2 tiveram positiva.

E é mais dúbia a discrepância entre aprovados e reprovados: Os sortudos tiveram 18 e 17, os reprovados andavam nos 6, 8, 9...

Por entre decretos lei com mais de 160 paginas e leis com mais de 80, para além de livros temáticos; ninguém me tira da ideia que houve quem "roubou" o teste... ou então...

Maria Máxima Vaz disse...

Essa é uma hipótese muito provável!
E ainda se pode pôr outra também possível: os concorrentes roubaram ou alguém lhas facultou?
Igualdade de oportunidades, por onde andas tu que ninguém te vê?
Sinto uma grande dor, pelos meus alunos que merecem uma oportunidade e não lha dão como é justo!

João Martinho disse...

"E ainda se pode pôr outra também possível: os concorrentes roubaram ou alguém lhas facultou?"

Maria... eu só não quis ser tão frontal.