25.1.11

Boas Noticias.

Encomendas à indústria em Portugal disparam 50%.

EconomiaAs novas encomendas à indústria em Portugal aumentaram mais de 50% em Novembro face ao mês homólogo de 2009, sendo a terceira maior subida em toda a União Europeia, enquanto em termos mensais, a procura à indústria nacional foi mesmo a que mais cresceu na Zona Euro, informou o Eurostat.

Em relação a Outubro, as novas en-comendas à indústria em Portugal cresceram 9,1%, superando a média da região da moeda única (subida de 2,1%) e da UE (mais 1,6%). Em termos mensais, Portugal só ficou atrás da Hungria, onde as novas encomendas dispararam 17,2%, referiu ontem o gabinete oficial de estatística da Comissão Europeia. A Letónia sofreu a maior queda depois da procura ao sector a ter diminuído 2,6%.

Em Novembro, as encomendas à indústria aceleraram 19,9% na Zona Euro e 18,9% na UE quando comparadas com o mês homólogo de 2009. Neste período, Portugal também registou uma das maiores expansões da região, com uma melhoria de 51,4% em Novembro, depois de uma subida de 7% verificada em Outubro.

Apenas a Estónia e a Lituânia superaram Portugal com crescimentos homólogos de 59,2% e 56,9%, respectivamente, adiantou o Eurostat.

O índice das novas encomendas à indústria exclui as encomendas de navios, transporte ferroviário e equipamento aeroespacial, onde as mudanças tendem a ser mais voláteis.

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Mas que notícias tão boas! É motivo de grande contentamento para nós. Sinto uma grande alegria.
Confiança no futuro! Vamos todos fazer a nossa parte.!Obrigada pela notícia.