18.1.11

Sporting e o deficit humano


(Claques do Sporting anos 80)


Entre 1974 e 2000, ou seja num espaço de 26 anos, o Sporting foi campeão apenas por duas vezes, 1979/80 e 1981/82. Apesar disso, durante as décadas de 80 e 9o, o Estádio de Alvalade continuou a registar grandes assistência.

Lembro-me de assistir a vários jogos, ainda antes de serem colocadas as cadeiras, com mais de 80.000 pessoas; lembro-me da quantidade de sócios que então tinha o clube (chegou aos 100.000); lembro-me de a massa associativa do Sporting, mesmo sem ter muitos motivos para festejar, ser considerada a melhor e mais fiel do país. Hoje o que mais me custa e o que mais me entristece, mais ainda que os resultados desportivos ou que os problemas financeiros, é o deficit no relacionamento entre o clube e adeptos.

Este é o maior problema do Sporting e aqui está a maior falência do "Projecto Roquette". Com este projecto, os sócios passaram a ser mal tratados, passaram a ser apenas um número, passaram a ser tratados da mesma forma como por vezes uma qualquer empresa monopolista trata os seus clientes, ou mesmo, como o estado trata os contribuintes.

Sem comentários: