25.9.11

João Silva: o melhor do mundo

João Silva venceu categoricamente a etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, disputada na cidade japonesa de Yokohama. O atleta do Sporting silenciou os comentadores de todo o mundo ao percorrer os 10 mil metros a um ritmo alucinante, a maior parte do trajecto sozinho e debaixo de uma temperatura a rondar os 35 graus, com uma humidade relativa acima dos 85%.
O português entrou na terceira parte da prova no meio de todos os concorrentes, num momento em que a competição continuava muito equilibrada, para, em escassos minutos, disparar num ritmo avassalador e completamente imprevisto, deixando a concorrência fora da sua própria prova. Só na ponta final, os russos Alexander Bryukhankov e Dmitry Polyansky tiveram oportunidade de se aproximarem e, mesmo assim, porque João Silva desacelerou nos últimos duzentos metros. O triatlista cumpriu as três partes da competição em 1 hora, 49, 21 minutos e é provisoriamente campeão do Mundo.

Esta etapa mundial ficou assinalada pelo regresso de Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica, à alta competição depois de 15 meses de ausência devido a problemas de saúde. Vanessa Fernandes foi 26.ª classificada numa prova ganha pela neo-zelandesa Andrea Hewiit. Ainda na competição masculina, o português João Pereira foi 17º. E para já o triatlo português volta a ser o melhor do planeta.
José Maria Pignatelli

Sem comentários: