7.9.11

Petição Pública que valeu

Estão de parabéns todos os mais de 6 mil entusiastas pela Petição Pública, para Abertura do Mosteiro de Odivelas a todos.
É verdade, a Câmara de Odivelas e o Ministério da Defesa, que tutela o monumento, encetaram negociações para concluírem um protocolo para que essa vontade aconteça, um mês depois da entrega da Petição na Assembleia da República.
Há momentos em que a cidadania se impõe e confere verdadeiros propósitos:
Abrir o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas ao público é um desígnio municipal encorajador da divulgação de Odivelas no contexto nacional e consequente dinâmica cultural, económica e social.
O Mosteiro é uma das mais importantes obras do gótico e o seu lado monumental merece ser visitado, mesmo que o túmulo de D. Dinis se encontre relativamente degradado e em local que não respeita o desejo testamental do Rei.
De parabéns estão também os promotores da ideia - “Pensar Odivelas” - que conseguiram missionar centenas de cidadãos comuns, odivelenses, autarcas de Norte a Sul, deputados nacionais, líderes partidários, clerezia, independentemente da falta de consenso entre a classe política do concelho de Odivelas.
Demonstra-se assim, que a união pode muito bem-fazer a força, mesmo remando contra grandes marés.
Odivelas está de parabéns.
Oxalá Câmara e Ministério da Defesa consigam entendimento para que se cumpra a anunciada abertura do Mosteiro.

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Sim, é importante destacar que é uma petição de 6.500 pessoas e que tão de respeitar é a vontade do primeiro a assinar, como do último que assinou.
E muitos mais teriam assinado, se não tivessemos feito questão de nos limitarmos a um mês. Tenho a certeza que não haveria um odivelense com amor à sua terra, que tivesse recusado assinar. Não ouvimos um "não".