14.11.10

Golegã - Dez dias, 500.000 visitantes.

Estes são os números da XXXV Feira Nacional do Cavalo que começou no dia 5 e termina amanhã.

São números que reflectem o êxito de um aposta estratégica, bem delineada, bem pensada, bem estruturada e bem executada.

Eu já não ia à Golegã há cerca de 14/15 anos, agora posso afirmara - desde essa altura a evolução é enorme, é visível em todas ruas e todas as esquinas, nota-se a "olho nu".


Este resultado não acontece por acaso e por isso tentei indagar quais as medida que foram implementadas para que a Golegã tenha agora este esplendor, entre outras, destaco as seguintes:

- Inclusão da equitação como disciplina curricular no primeiro ciclo, em todas as escolas.
- Criação da Rota do Cavalo.
- Elevação do Concelho a Capital do Cavalo.
- Reabilitação urbana da Vila da Golegã.
- Alegoria ao cavalo em todas as rotundas e em toda a sinalética.
- Construção e dinamização Equupolis.
- Divulgação e comunicação assertiva e eficaz.

Por coincidência, o tempo que intermediou a minha última visita à Golegã e o dia de hoje, é praticamente o mesmo que o actual Presidente da Câmara leva no exercício desta função

Em conversa com o Dr. José Veiga Maltez (Presidente da Câmara), fiquei a saber, para além das que já em cima descrevi, que o município está financeiramente equilibrado (o limite de endividamento está a 50%), que ao longo destes anos foi eleito pelo P.S., que este é o único executivo municipal do país que só tem Vereadores de um partido (P.S.).

Depois desta conversa, convidou-me, não só a mim, como a mais algumas pessoas, para irmos a sua casa tomar um Porto de Honra.

A casa ficava a cinco minutos do local onde nos encontrávamos. Entrámos por um portão verde com o nome da sua coudelaria gravado na chapa e passados poucos metros chegámos à casa, um edifício lindíssimo datado de meados do século XVIII.
O Porto de Honra não se concretizou porque em seu lugar fizemos uma visita guiada à casa, aos terrenos contíguos, às cavalariças e às arrecadações, tudo aquilo parecia um museu em excelente estado de conservação.

Quase no fim desta visita, o anfitrião disse-nos:
- Sabem, trato deste Concelho como se fosse a minha casa, por isso é que ele está assim.

Nesse momento acabou-se aquilo que há já um bom bocado de tempo me intrigava e sobre o qual me questionava - porque é que na Golegã temos uma gestão socialista que eleva/promove a terra e em Odivelas, onde tendo também socialistas no poder, nada disto se verifica.

Pra terminar queria deixar aqui um agradecimento público pela forma simpatiquíssima como fui recebido, dar os parabéns pelo trabalho desempenhado e acrescentar, para quem não sabe, que o Dr. José Veiga Montez deixou de exercer medicina para se dedicar a tempo inteiro à sua Terra.

Sem comentários: