5.12.10

A coragem da razão

D. António Ferreira Gomes, famoso BISPO do Porto, era a antítese da pessoa cobarde e sempre combateu essa fraqueza nos seus subordinados e nos seminaristas, que na sua diocese se preparavam para o sacerdócio. O seu zelo no combate à covardia levou-o a mandar pintar em enormes letras, na fachada do seminário, a seguinte frase:

"DE JOELHOS DIANTE DE DEUS, DE PÉ DIANTE DOS HOMENS"

Sou fã deste BISPO e de um outro que foi BISPO de Viseu no século XIX, D. António Alves Martins, a quem o Dr. António José de Almeida mandou erigir uma estátua, quando foi Presidente da República. Um republicano mandar construir uma estátua a um Bispo, tendo esse bispo sido ministro na Monarquia, quer dizer que é sempre possível entender-se quem tem valores e coragem.
Pormo-nos de joelhos diante dos homens, reduz a nossa altura a metade.

1 comentário:

Madalena Varela disse...

Está tudo explicado! Por isso é que certos ilustres da nossa Praça me pareciam cada vez mais minorcas!Até pensei:"Será o efeito da pirãmide? Os que estão mais em baixo como vão tendo cada vez mais em cima deles vão ficando mais baixinhos?" Mas afinal não! É bem mais simplex! Passam é a vida de joelhos e de gamela estendida! Como se de pedintes se tratasem! Ainda se fosse perante Deus...Ganhariam alguma altivez...Assim, nunca irão passar de rodas baixas....