«O princípio fundamental de um regime fiscal justo e equitativo reside na adequação proporcional dos impostos à capacidade contributiva dos cidadãos».
João XXIII, «Mater et Magistra», III.
Pergunto:
Acham que o nosso regime é adequado?
3 comentários:
Caríssimo,
Sempre se tem comentado que a nossa justiça está pelas ruas da amargura. Mas não é só a justiça judicial. É também a justiça política, a justiça económica e, acima de tudo, a justiça social.
A balança das justiças pesa cada vez com mais injustiça.
Abraço,
Teresa Salvado
Alegrou-me ver que ainda há quem se lembre de João XXIII. A meu ver foi um papa notável. O concílio VaticanoII revolucionou as mentalidades, mas a Igreja foi muito contida na mudança, após a sua morte. João XXIII é ainda um grande Mestre e actual.
Quanto à pergunta, já foi respondida, não tenho nada a acrescentar e estou de acordo.
Pois é... Mas ainda cá temos quem pense semelhante e o faça a escrito em livros por vezes demasiado pesados (mais de 600 páginas) que avisa há algumas décadas para as questões estruturais que o País tem. Esteve com Marcelo Caetano, tal qual o socialista engº Veiga Simão e tentou deixar marca reformista. O professor Adriano Moreira não se esgota de apelar para estes circunstancialismos de uma democracia que se esquece dos seus pilares vitais - justiça, saúde e ensino.
José Maria Pignatelli
Enviar um comentário