8.1.11

Paragens Abrigadas




"As sete freguesias do Concelho já têm oleão!" "... No passado dia 02 de Dezembro Famões foi a última freguesia a receber a inauguração." (Site da CMO)


Peço desculpa pela minha ignorância, os oleões são necessários, mas é preciso fazer bandeira ou até mesmo estandarte disso? Com inaugurações e tudo! Apesar de conhecer mal esta freguesia - Famões - Saltam à vista carências mais prementes sobre as quais seria necessária uma intervenção urgente e eficaz e aí sim era de bom tom apregoar as respectivas resoluções, com a devida pompa e circunstância! Agora os Oleões?

Pensam que por existir cerimónia de inauguração os fregueses vão lá a correr depositar os residuos de óleo doméstico? Tenho dúvidas! Terá de se fazer uma campanha séria e concertada com as escolas que mobilize as famílias para as boas práticas ecológicas. Há boa maneira portuguesa é mesmo "pôr-se o carro à frente dos bois..."

Comparativamente ao nível das prioridades e segundo, só esse critério, vou enunciar uma medida urgente para Famões para além de outras:

- Paragens de camionete cobertas, abrigadas já que os horários de percurso na freguesia são tão alargados... No inverno as molhas, e no tempo quente a torreira do sol que os utentes têm que suportar! E são maioritariamente alunos do ensino secundário que têm de estudar fora desta freguesia em Odivelas ou Ramada!

Será que o bem estar e a qualidade de vida das pessoas desta freguesia não constituí prioridade para este executivo? Ou circunscreve-se ao oleão?
"Há coisas fantásticas! Não Há?"








2 comentários:

Anónimo disse...

No que toca aos oleões, mediante o decreto lei Nº267/2009, os municípios são obrigados a disponibilizar um nº pontos de recolha de óleos alimentares usados, mediante a população do município até 31 de Dez/11, assim sendo, e não menosprezando outras necessidades do Concelho, a colocação dos oleões é uma necessidade, tanto a nivel do cumprimento da legistação como a nivel ambiental. Sendo ainda bom de referir que dado o protocolo estabelecido com a empresa Biosys o Município de Odivelas não tem qualquer custo, tanto a nivel do fornecimento dos equipamentos como a nivel da gestão da rede de recolha selectiva de óleos alimentares usados municipal. Sabia que 1 litro de oleo alimentar usado polui cerca de 1.000.000 de litros de água? E qual o custo desse óleo quando depositado nos esgotos para as ETAR's?

Miguel X disse...

Caro anónimo,
Agradeço o seu comentário, contudo agradeço que da próxima vez não o faça ma qualidade de anónimo.
M. Cump.