16.10.11

Celebrações dos 750 anos de D. Dinis com as vozes fantásticas de Staccato Ensemble




A Tertúlia “D. Dinis e Santa Isabel” teve casa cheia e permitiu assistir à actuação brilhante de Staccato Ensemble, o mais recente octeto vocal português. Foi o segundo acontecimento do Mês de D. Dinis que integra as celebrações dos 750 anos do nascimento do monarca - organizado pelo grupo 'Pensar Odivelas' - e que serviu também para inaugurar a Colorize, em Odivelas, que integra o espaço cultural Arnaldo Dias e um centro de formação multimédia com particular destaque para o 3D.
Ao contrário da Conferência “D. Dinis – o seu Reinado e Legado”, o debate debruçou-se mais sobre a vida da Rainha Santa Isabel e a sua influência na sociedade, bem como as suas origens para que se possa entender o sentido da sua magistratura. Ainda que mais superficialmente, procurou-se ver este reinado à luz da Idade Média, ao invés do que habitualmente sucede quando se fala de D. Dinis ao transportá-lo para a actualidade.
O desempenho de elevadíssima qualidade de Staccato Ensemble, do melhor que se pode ouvir no canto à capella, ficará na memória de todos os que assistiram ao evento e a promessa que são um octeto a seguir com a maior atenção.

Sem comentários: