13.10.11

Feriados: Vamos ver!

Há anos que se ouvimos falar na redução do número de pontes e de feriados, até agora foi só conversa. O assunto está a voltar à ordem do dia e eu estou curioso.

Quanto aos feriados há algumas questões a considerar:

1º) Os feriados são para comemorar algum acontecimento histórico, seja ele um motivo politico, social ou religioso. Porém muitos deles não têm qualquer significado para a maioria das pessoas, muitas nem sabem o motivo de alguns feriados e por essa razão tornaram-se para muitos unicamente num dia extra de férias.

2º) Não é por ser dia de feriado que as pessoas deixam de assinalar ou comemorar determinadas datas e o contrário também é verdade, veja-se que não se vê ninguém ou quase ninguém a comemorar o 10 de Junho e pelo contrário vê-se muita gente, mesmo sem ser feriado todos os dias 13 de Maio e de Outubro em Fátima, como hoje por exemplo.

3º) Por outro lado diz-se que os feriados fazem parar a economia, etc., etc., e apresentam-se alguns números, mas chamo a atenção que são estes feriados que ajudam por outro lado a dinamizar a economia relacionado com o lazer e de algumas zonas que beneficiam com eles. Não me parece que com a questão do feriados se possa utilizar uma calculadora de ânimo leve.

4º) Quanto a acabar com as pontes, juntando os feriados aos fins-de-semana há duas questões a salientar: Primeiro talvez se perca ainda mais o significado da data e penso que isso não é positivo, segundo sob o ponto de vista económico, aí sim acho que faz todo o sentido. A quebra da produção com um feriado seguido de um aponte ou vice-versa é brutal, é que com a ponte anda-se a meio ou a menos de meio gás.

Uma sugestão: Eliminar um desses feriados a que quase ninguém dá importância e substitui-lo pelo dia de anos.

Estes são os meus consideramdos sobre o assunto, vamos ver o que dá.



  

Sem comentários: