17.10.11

Faurecia fecha pintura e vai despedir funcionários

Em Palmela, no parque Auto Europa.



Aguardam-se despedimentos na Faurecia, uma das maiores fornecedoras da fábrica da Volkswagen de Palmela e que se encontra instalada no parque da Auto Europa. A empresa vai encerrar a sua linha de pintura e posteriormente demolir aquele sector da fábrica.
A Faurecia produz vários componentes para o modelo EOS, principalmente os PVC injectados para tablier e forras das portas e faz os seus acabamentos.
Em Palmela, a empresa também fábrica componentes para outros construtores automóveis, nomeadamente para a francesa Citroen, aqui sobretudo elementos exteriores como pára-choques, desde a sua injecção ao acabamento e mesmo a pintura. E é precisamente este o sector que vai encerrar e posteriormente ser demolido. Esta decisão já foi comunicada aos trabalhadores e prende-se com o facto de a Faurecia não pretender actualizar esta linha de pintura em Portugal.
Recorde-se que as novas directrizes sobre protecção ambiental obrigam a trocar as tintas sintéticas por tintas de água na indústria automóvel o que aliás já se encontra em prática quase global. A Faurecia optou por não fazer essa alteração na fábrica que detêm em Portugal e fazê-lo em outras unidades que possui. A empresa tem mais de 230 unidades de produção em mais de 30 países, representa 49% do fabrico mundial de bancos para automóveis, 24% de peças interiores, principalmente tabliers, interiores de portas e chapeleiras, e quase 20% dos conjuntos completos para emissões de escape. A Faurecia fornece mais de 50% das marcas automóveis que se conhecem.
Persiste, portanto, a ideia de tão importante que é o governo conhecer a realidade do sector industrial exportador para que possa encontrar um quadro de incentivos mais cirúrgicos para cada ramo, ao invés de generalizar as linhas orientadoras que podem não se traduzir em quaisquer resultados práticos - exemplo do trabalho suplementar de meia hora diária sem se saber se a procura aumenta relativamente à produção que se espera crescer. Impõe-se vender externamente o melhor que se faz, desde os produtos agrícolas aos mais tecnológicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que falsidade!!!

Anónimo disse...

Quem escreveu isto não sabe o que diz, gostava que provasse o que aqui escreve.

Miguel X disse...

Caro ou caros anónimos,
Boa Noite!
Não sei se o autor do texto está ou não certo do que escreveu, o que sei é que geralmente quando escreve sabe dos assuntos, mas uma coisa é certa, está identificado.
Nesse sentido e porque tentamos fazer disso regra aqui no blogue, quando comentar ou comentarem posts agradeço que o façam sem ser de forma anónima.
Obrigado