2.10.11

Dia 7, o grande momento das comemorações dos 750 anos de D. Diniz

Assunção Cristas, D. Duarte, Rosado Fernandes, Máxima Vaz conferenciam no ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas, em Odivelas.

Visionário, promotor do desenvolvimento do País em áreas distintas sempre com políticas destinadas ao futuro, sensível às opiniões dos mais sábios e mentor de grupos de intelectuais, D. Diniz foi um dos maiores estadistas da nossa história. Dia 9 de Outubro faz 750 anos que nasceu.


Assunção Cristas, D. Duarte Pio, Duque de Bragança, Rosado Fernandes, Maria Máxima Vaz e Carlos Coelho são os convidados do Grupo Pensar Odivelas para conferenciar sobre o legado do Rei D. Diniz, no próximo dia 7, a partir das 21h30, no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), na Serra da Amoreira, em Odivelas.


D. Diniz foi um monarca para todos os portugueses. Em Coimbra instituiu aquela que viria a ser a primeira universidade da Europa e que durante os seus primeiros anos foi itinerante entre Coimbra e Lisboa. Também em Coimbra oficializou a língua portuguesa. Mandou plantar um pinhal para ter madeira para construir uma frota de barcos para que pudéssemos expandir a nossa economia. Reatou as relações com o Papa negociando as condições dessa mesma relação. Estimulou a agricultura em toda a extensão do território não permitindo terrenos abandonados como suporte social e económico do País. Relançou o termalismo. E procurou conhecimentos de outros pontos do mundo através das verdadeiras expedições dos templários. Ligado a D. Dinis encontram-se dois monumentos: O Convento de Cristo em Tomar, uma peça arquitectónica ímpar no planeta, reconhecida pela UNESCO e pelo mundo da museologia ainda que nem sequer tenha sido votado como “Maravilha de Portugal” e o Mosteiro de S. Bernardo e S. Diniz, em Odivelas, também conhecido por Mosteiro de Odivelas, uma das raras peças do gótico na área metropolitana de Lisboa.


Para que possa beber um pouco da nossa história, certamente em perspectivas diferentes, está convidado para participar nesta conferência, porventura o acontecimento mais importante das comemorações dos 750 Anos de D. Diniz.


José Maria Pignatelli

Sem comentários: