30.10.11

Não é só com dinheiro que se faz obra!

Há quem pense que a cultura e o conhecimento se faz só com mais e mais dinheiro, isso não é exactamente verdade, as verbas nessas áreas têm vindo a aumentar ao longo dos anos, mas o conhecimento e a cultura nem por isso.

Ainda este mês em Odivelas tivemos um bom exemplo. Sem despender as avultadas verbas que a Câmara despendeu com as comemorações do aniversário do Rei D. Dinis, um grupo de cidadãos (Pensar Odivelas) fez bem mais, tanto na promoção do conhecimento do seu reinado, como na divulgação do mesmo, como ainda na ligação de D. Dinis à nossa Terra.

Eu sei que isso requer competência, imaginação, dedicação, trabalho, muito esforço e alguns sacrifícios, mas afinal não é precisamente isso que Portugal e Odivelas precisam há muito e sobretudo neste momento? 

Nota 1: Não era minha intenção ter escrito o post que em cima coloquei, mas ao ver o texto que a Dr.ª Susana Amador colocou no seu mural do facebook, não só porque é preciso ter muita lata, mas porque é representativo da forma como ela própria olha para a resolução dos problemas, não podia ter deixado de o fazer. Assim se gastou o que se gastou (nosso dinheiro) num canil, num Jardim da Música, num Jardim da Ribeirada, num Pavilhão Multiusos e em tantos erros e omissões, só para mencionar alguns exemplos.
Nota 2: Post de Susana Amador no Facebook - Felizmente ainda existem muitos que não se resignam e que acreditam que Portugal só vence ( não se empobrecer) pelo Conhecimento, pela Ciencia, pela educação, pela Cultura...esses são os que interessam porque fazem avançar Portugal e o mundo! Sabiam que este Orçamento de Estado corta 864 milhoes de euros na Educação e Ciência face ao OE anterior? De facto maior empobrecimento que este será dificil, porque significa desistir da inteligencia e competitividade de um povo....
 

Sem comentários: