20.10.10

Confortar o adversário que sabe divertir o mundo a jogar futebol


Mourinho já consegue ser dono de um invejável fair-play.

Ele conhece bem a amargura de ser assobiado por mais de 80 mil pessoas sobretudo quando as coisas até correm bem ou menos mal.


Ontem, em Madrid, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho do Milão voltou a brindar os adeptos com um futebol ímpar, divertido, espectacular como é sua característica... mesmo com a equipa a perder.


Mas os adeptos do Real Madrid é que não esquecem os tempos em que foi o melhor do mundo ao serviço do Barcelona. Vai daí não se cansaram de assobiar o brasileiro sempre que este tinha a bola nos pés.

É uma injustiça para quem divertiu e continua a divertir milhões de amantes do futebol... E foi por isso que entendi abraçá-lo ali no relvado diante de 80 mil adeptos da minha equipa para o confortar”, afirmou Mourinho quando questionado sobre a razão ou razões que o levaram a cometer aquela atitude perante um jogador da equipa adversária.


O treinador português pode não ser o melhor do mundo, mas é certamente o que tem maior categoria e faz a maior diferença no reino do futebol do politicamente correcto, dos jogos de bastidores.


Não manda recados, não utiliza meias palavras e já não necessita de fazer operações de charme ou marketing porque já conquistou o planeta. Mas não gosta de rodeios. É uma questão de carácter.


Tal como fez no Reino Unido e em Milão, vai conseguir fazer em Madrid – educar à sua maneira os adeptos e associados do Real nem que isso lhe custe bater com a porta mesmo depois de ganhar tudo e a todos. Para já lidera o grupo da Liga dos Campeões com 3 jogos e outras tantas vitórias.


José Maria Pignatelli

2 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Aqui está uma opinião justa e correcta sobre José Mourinho. Subscrevo tudo e reforço. Como a hipocrisia é para mim um enorme defeito, sou fã de José Mourinho, não pelo seu valor de treinador, que reconheço e de que me orgulho por ele ser português, mas pelo seu valor humano. Mesmo sobre ele, nunca assume posições de falsa humildade, que é uma forma de vaidade (sorna). Estou convicta que é igualmente leal com os jogadores e que as suas vitórias se devem tanto ao seu saber técnico como à forma como lida com eles.
Quem lidera grupos de seres humanos, ponha ali os olhos e não os desmotive.

Madalena Varela disse...

Subscrevo na íntegra a opinião da Sra.Dra. Máxima Vaz sobre o treinador José Mourinho!Não é um falso humilde, não é sonso, característica que abomino e de que maneira nas pessoas, e que infelizmente se está a tornar num ponto comum na maioria delas! Tenho orgulho, mesmo quando ele diz que é especial, porque é mesmo! As pessoas tem têndencia a confundir firmeza de carácter com arrogância! E quem é seguro de si e das suas convicções não precisa de se esconder por baixo dessa capa de agressividade! Mas também sofre todos os dias, a pensar que provavelmente será Marciano...