30.10.10

Quem me ajuda?

Hoje tirei o dia para fazer a Marmelada, os Marmelos já estão cozidos, o açúcar está a ficar no ponto. Mais um pouco é só misturar a polpa com o açúcar e, ....... pronto!

Embora dê um pouco de trabalho, depende da quantidade isto é uma coisa que até se faz bem, mas este ano estou com um problema que nunca tinha tido.
Eu que sempre pensei que fazia a simples Marmelada de Odivelas, este ano não sei qual o nome que hei-de dar. Ela é de Odivelas, a receita é a do Mosteiro e por isso vai sair branca.

Como faço?

Aceito sugestões, sendo que vou optar por aquela cujo o binómio preço/utilidade seja o mais vantajoso.


4 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Miguel, se fez pela receita do mosteiro, deve chamar-lhe marmelada branca. A tradição é que a trouxe até hoje com esse nome. Nem sabemos quem lhe deu esse nome. Foram muitos, certamente. O nome pegou, só temos que assumir isso, sem receio. Todos aqueles que seguirem esta receita, são produtores de "Marmelada Branca", mesmo que produzam só para consumo ou mesmo por "graça". Outras receitas, serão "marmelada", e também é boa, só não é marmelada branca, assim como há muitas receitas de pastéis de nata, mas de Belém só há uns.

Maria Máxima Vaz disse...

Miguel, um pormenor que não pode esquecer - tirada do lume, bate-se até arrefecer.
É que as elevadas temperaturas tornam-na mais escura.

Rui Pereira disse...

Miguel, só sei saborear uma boa "marmelada".Marmelada de marmelos entenda-se.Mas o meu amigo pode consultar o Sr. José António da famosa pastelaria Faruque, pode ser que lhe dê uma sugestão, ou então com um truque de malabarismo peça-lhe um pouco daquela doçaria conventual.Boa sorte.

Maria Máxima Vaz disse...

A doçaria conventual de Odivelas já é pública, não há donos dela.
É património cultural de Odivelas.
O livro está à venda. Acabaram-se os segredos!!!
Qualquer um de nós pode fazer os nossos doces conventuais, é só seguir o que está na receita. O segredo era das freiras, mas elas já morreram. Deixaram, porém, as receitas escritas...