23.10.10

A força do homem.

A terra faz o homem, mas o homem faz também a terra. Multiplica por cem mil as suas forças produtivas. Tem-se dito que no regime de povos caçadores são precisos 38 Km quadrados de terreno para um habitante. Em mediano regime agrícola um Km sustenta uns poucos e em pleno desenvolvimento industrial e comercial é possível uma densidade de muitas centenas. O número e o génio dos habitantes, dobrando a natureza ao seu esforço, fazem o destino de um país.....
À data da fundação da Monarquia, calcula-se que a população não excedia 500 mil habitantes. A primeira resenha dos habitantes do reino tem data de 1417 e acusa 1 milhão e 100 mil povoadores. Em 1527, a população não excederia 1 milhão , 550 mil habitantes.
Entre estas duas datas e com este exíguo número de habitantes, os portugueses realizaram a sobre-humana obra dos descobrimentos.
Em 2010 temos diante de nós um muro levantado a este povo esforçado, que sai da sua pátria e contribui para a riqueza doutros países, elogiado pelos governantes desses países pelo seu trabalho, frugalidade, disciplina, cumprimento das leis, criatividade, espírito de sacrifício.
Seremos nós capazes de derrubar este muro dentro do nosso país? Somos, com certeza, se tivermos governantes que nos permitam! Porque esse muro não foi levantado por nós, mas porque, como dizia Camões, "Um fraco rei, faz fraca a forte gente!"
Não tenho dúvidas quanto ao povo, tenho dúvidas sim, quanto aos governantes.
Sejam justos, antes de mais, porque sem justiça, não há paz!

Sem comentários: