22.10.10

Está tudo WELL’s


Numa altura em que os portugueses se sentem perfeitamente atordoados com os PEC’S, com os cortes nos vencimentos, com os aumentos percentuais do IVA e do IRS, com a crise económica cujo descalabro é o resultado da gestão danosa das finanças públicas, protagonizada pelos vários governos que Portugal teve pelo menos nos últimos 15 anos! Temos, pois um Grupo económico como a Sonae SGPS a lançar a marca Wells!

O Grupo lançou recentemente a marca associada ao conceito de saúde, bem estar e óptica aproveitando as sinergias que já detém com as cerca de 112 parafarmácias e 46 serviços de óptica a funcionar nos espaços das lojas Modelo e Continente, e relança estes espaços com uma nova marca em que o slogan principal agregado ao conceito de família é “ Lá em casa Tudo Well’s

Pois é, o que não deixa de ser caricato é que as pessoas têm cada vez menos razões para que nas suas próprias casas esteja tudo Well (Bom)! O que está Well para uns não estará para os demais…

Senão vejamos, numa altura destas o Grupo Sonae propõe-se a gastar 6 milhões de euros em publicidade com esta nova marca! Isto sem contar com os face lift’s necessários nas lojas existentes! Mais, lançou igualmente este mês duas novas marcas, uma relacionada com a área dos produtos congelados o Continente ICE e outra dedicada aos animais e plantas a Pet Plants!

E depois disto, temos a Revista Sábado desta semana cuja edição, contempla um artigo intitulado: “Crianças com Fome” onde relata as experiências nefastas da crise no seio das famílias mais pobres e que começaram já a sentir essas consequências e de que maneira! Isto no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social!

Esta reflexão passa por fazermos todos um exercício de contorcionismo mental e pensarmos no conceito de responsabilidade social das empresas como a Sonae SGPS!

E se?

Fosse por acaso oportuno, questionarmos directamente o Presidente do Concelho de Administração do Grupo Sonae o Sr. Belmiro de Azevedo, se para ele não seria talvez razoável, avaliar a oportunidade e pertinência em canalizar directamente a verba total destinada às despesas de publicidade com a marca Well’s para a vertente social?

Se tal processo fosse efectuado de forma rigorosa e concertada, poderia até porventura contribuir para que se pudesse de alguma forma ajudar estas crianças a comer mais que uma refeição por dia e a beber mais que um copo de leite?

È que, se o exemplo viesse de “cima” talvez outras Empresas lhe seguissem…

E se?

Isso acontecesse? Será que eu deixaria de pensar que Portugal não é senão um País de 3º mundo?

Acho que isso sim, isso seria verdadeiramente Well’S!

4 comentários:

Miguel X disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel X disse...

Desta vez não estou de acordo contigo, acho que é preciso ter coragem nesta altuar para lançar um investimento destes.
Se as empresas deixarem de investir o mercado pára, deixa de ser criada riqueza e morremos todos. Numa das rubricas que tu mencionas até tenho interesse próprio, não directamente neste caso, mas se a publicidade parar quantos mais vão para o desemprego? Quantos mais poderão ficar à beira da miséria?

Quem nos dera que houvessem mais a investir neste momento e a criar novos postos de trabalho.

O mal não está aqui, o mal está na forma como que gere os dinheiros publicos. Ainda agora estava a ler que só 4 empresas publicas têm uma divida 6 vezes superior ao total das dividas da globalidade das autarquias.

Bjs

Madalena Varela disse...

Ora ainda bem que discordamos! Isso é bom sinal, porque a divergência de opiniões é salutar e pode até ser bastante construtiva!
Claro que eu também penso que deverá haver investimento, senão continuamos todos a caminhar para a política da mão estendida que começa a ser apanágio do povo portugûes! E também é claro que a gestão pública tem sido um fracasso, mas o que eu digo é não à concentração da riqueza e como exemplo dou a Sonae, porque a par dos Bancos a Sonae e a Jerónimo Martins para não mencionar outras não perdem receita com a crise! A desigualdade social será cada vez maior, próprio das economias emergentes. Era a este ponto que eu pretendi acima de tudo chamar a atenção!Para a RESPONSABILIDADE SOCIAL dos Grupos Económicos!

Miguel X disse...

Nem mais!

Eu não coloco bancos e Sonae no mesmo saco, até porque o sector financeiro tem umas benesses diferentes, as quais me custam a compreender.

O que sei, é que não me importava nada de ter o Belmiro de Azevedo a P.M.ou mesmo a P.R.. Aliás, considero que a SONAE, que é, tenho ideia, o maior empregador privado, é do grupo dos GRANDES,um dos que menos apoios tem tido estado, basta ver o caso da PT.

O manter e criar novos postos de trabalho neste momento, é a maior demonstração de responsabilidade social que os empresários podem ter.

Mas também, quem beneficia destes apoios, tem que ter responsabilidade. Todos nós temos,como diz alguém nosso conhecido, um metro quadrado de influência.

Não te esqueças que estas medidas que aí vêm, para além de prejudicarem cada um de nós individualmente, vão prejudicar e de que forma, as empresas.

Não se pode pedir tudo ás empresas e aos empresários, quando os exemplos que o estado dá, ao gastar o dinheiro provenientes dos impostos que estas pagam e não é pouco, está á vista de todos.



Nota: A nossa nova colega blogueira, já teve o mérito de animar a "discussão" aqui no blogue. Desde que começou a comentar post isto tem vindo em crescendo.
... e ainda não começou a postar.