Acreditava que o seu serviço tinha uma especificidade mais ou menos limitada.
Também nunca abordei o tema por desconhecimento, tanto mais que escrevo ou comento exclusivamente sobre o que sei ou do que procuro informação.
Pisar os terrenos ajuda-nos a conhecer e a perceber os dossiers.
Neste caso, fui induzido por um companheiro de trabalho a utilizar o serviço para obter diagnóstico de uma maleita de um amigo especial que tenho chamado Noopy… precisamente Paulo Bernardo e Sousa que foi coordenador do Gabinete do Médico Veterinário Municipal durante mais de 3 anos.
Encontrei três surpresas:
- Um serviço preferido por centenas de donos de todas as condições sociais;
- Paixão pelo trabalho e muito particularmente pelos animais que começa à “porta” com Carla Gonçalves, passa pela clínica Maria João Nabais e porventura por um BackOffice com profissionais que não conheci;
- O consultório na forma, nos equipamentos e na limpeza… com uma imagem de actualidade.
E as consultas nas manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras dificilmente chegam para as encomendas. É claro que as horas fora das consultas se destinam a outras intervenções e ao cumprimento de uma lista de marcações de cirurgias e tratamentos vários. O trabalho é tão mais intenso se atendermos que a Dra. Maria João Nabais acumula funções com as de Autoridade Sanitária Veterinária Municipal. Porventura valia prever, mesmo em tempo de crise, o sacrifício financeiro em ter um outro(a) clínico(a) a meio tempo para dar uma mãozinha aquele consultório que é digno dos melhores comentários.
Não há que ter vergonha em o publicitar e ter a ousadia em o rentabilizar. É um facto que falamos num serviço público, onde se impõe a descrição… Mas acredito na necessidade em mudar este paradigma, sobretudo numa época de dificuldades que não vai dissipar-se de um dia para o outro e se impõem novos modelos e criatividade para obter mais receitas.
Existem serviços públicos bons, menos bons e mesmo os que são completamente ineficientes. Habitualmente diz-se que a culpa é do sistema, ignorando que o sistema é um conjunto de pessoas. Mas muitas das vezes a questão de fundo está na hierarquia e na forma como se distribuem recursos humanos. Daí que a critica, mesmo que construtiva, corre o risco de não ser justa.
De qualquer forma ser correcto é afirmar que não tenho dúvida que a minha cidade e o meu concelho contam com um gabinete médico veterinário de referência e modelo para todos os que pretendem entrar no mercado com clínicas veterinárias.
José Maria Pignatelli
Sem comentários:
Enviar um comentário