6.10.10

A Invasão de Portugal pelas "Eólicas" ou Aerogeradores.


Figura 1 - Castelo de Sortelha.

No passado fim-de-semana tive oportunidade de visitar mais uma vez Sortelha, uma Aldeia Histórica portuguesa.

Cercado pelas muralhas do Castelo podemos observar um conjunto de casas típicas, todas construídas com pedras de granito e todas elas em excelente estado de conservação. A tal ponto, que Sortelha é considerada, uma das aldeias históricas mais bem conservadas de Portugal.

O Castelo Sortelha está no meio de uma quantidade infinita de serras, montes e vales, os quais pintados a verde, se perdem na linha do horizonte, mais precisamente, sobre um maciço granítico, em posição dominante sobre o vale de Riba-Coa de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira (fig.2).

A vista da muralha é de cortar a respiração, se por um lado vemos no seu interior uma Aldeia Histórica em excelente estado de conservação, por outro, vimos na linha do seu tal como acima mencionei, uma paisagem única.

Na minha opinião a visita a Sortelha, para quem gosta de História e para quem gosta de Portugal, torna-se obrigatória.


Contudo, há coisas que não entendo, porque raio de ideia foram colocar ali mesmo ao lado, meia dúzia de Aerogeradores, mais conhecidos por Eólicas?

A paisagem portuguesa ultimamente tem sido pulverizada pelas chamadas Eólicas, ou melhor dizendo por Aerogeradores, os quais servem para converter energia eólica em energia eléctrica.

Pese o facto de não ser técnico e portanto não poder discutir este assunto de um ponto de visa cientifico, a verdade é que não gosto de ver este equipamento espalhado por tudo o que é canto deste nosso rectângulo á beira-mar plantado, preferia que houvesse menos locais com mais aerogeradores, do que tantos locais com meia dúzia de aparelhos.

O facto de não ser técnico nesta matéria não me permite discutir o porquê da opção de uma política de dispersão de aerogeradores, nem tão pouco a rentabilidade destes equipamentos a curto, médio e longo prazo, mas permite-me questionar sobre a localização de alguns destes aparelhos.

A localização destes aerogeradores junto ao Castelo de Sortelha, para não lhe chamar outra coisa, é para mim surreal.

Sem comentários: